ComportamentoCulturaEm toda Minas GeraisGeralItabiritoMarianaOuro Preto

MG celebra 5 anos do reconhecimento das Folias como patrimônio Cultural

Cerca de 1600 grupos foram identificados e estão espalhados por mais de 400 municípios

A próxima quinta-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, marca uma data muito importante para a cultura tradicional presente no estado. As Folias de Minas celebram com todos os mineiros o quinto ano de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Segundo um estudo realizado Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Minas possui, atualmente, mais de 1.600 grupos de folias cadastrados em mais de 400 municípios.

O presidente do Iepha-MG, Felipe Pires, salienta a importância do reconhecimento das Folias como patrimônio cultural.

“A tradição de montar presépios representando a natividade é muito antiga e está presente em diversos territórios de cultura cristã em todo o mundo. Em Minas Gerais, o que torna essa prática especial são as características particulares que essa tradição aqui adquire, e suas relações com as nossas folias de reis”

Com suas distintas sonoridades, devoções, denominações e formas, as Folias do estado fazem parte do diversificado e complexo universo de celebrações feitas em Minas Gerais, tendo se tornado, ao longo dos anos, uma importante referência cultural do povo mineiro.

Essa diversidade contribuiu para que o Iepha/MG instruísse, pela primeira vez, um processo de Registro que abrangesse todo o território mineiro.

Esse processo, inovador e desafiante para a Instituição, foi desenvolvido de forma colaborativa e com a participação de foliões, de prefeituras municipais e de pesquisadores, por meio de uma plataforma virtual, lançada no site do Iepha-MG, no dia 6 de janeiro de 2016, na qual é possível cadastrar os grupos de Folias do Estado.

A plataforma, disponível no site do Iepha-MG, permanece aberta com o recebimento contínuo de informações.

Fonte: Leonardo Henrique Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×