BR-040Em toda Minas GeraisGeralItabiritoMarianaOuro Preto

Não houve rompimento de barragem

Segundo a Empresa responsável houve o rompimento de um dique

Rompimento de dique na região do Miguelão BR040

Segundo a Geotecnia da empresa foi informado que Ocorreu uma queda de 3 bancos na Pilha de co-disposição Cachoeirinha ( estéril + rejeito filtrado ). Esta pilha fica a montante do Dique Lisa, barramento de contenção de finos desta pilha.
Com a queda destes bancos o material atingiu o dique criando uma onda que galgou o barramento levando lama até a BR040 que fica logo abaixo.

Não houve rompimento de barragem

A priori não ouve dano na estrutura da barragem ( Dique Lisa ). Assim, no momento não se trata de rompimento de barragem e sim galgamento de onda provocada por rompimento de pilha a montante da barragem.
Não se tem ainda estimativa de dano ambiental ocasionado, lembrando que o IBAMA ( Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) está localizado a poucos metros do ocorrido.

Sem previsão deliberação da BR040

Quando a liberação da Br-040 ainda não temos previsão pra que isso ocorra. Tão logo tenhamos conhecimento divulgaremos por aqui.
Por enquanto os condutores que pretendiam chegar a BH e os demais que vinham de BH subindo a O40 sentido Itabirito, Congonhas, Ouro Preto não tem passagem.
Lembrando que estaremos atentos a questões ambientais tendo em vista que a lagoa “Miguelao” se encontra nas proximidades e não sabemos o quanto ela foi atingida diretamente.

Não vamos perder o foco em Itabirito

Sabemos da gravidade do rompimento deste dique na região de Nova Lima, principalmente no que diz respeito ao impacto ambiental. Porém, precisamos ficar atentos com o rio Itabirito que está prestes a transbordar.
Lembramos que a prevenção é tudo e não devemos confundir estado de alerta com tentativa de sensacionalismo.
Não estamos fazendo sensacionalismo é sim um trabalho de alerta e prevenção!
Fonte: Comunicação do grupo Vallorec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×