BR-040BR-262BR-356CHUVASGeralItabiritoURGÊNCIAS

Enchentes assustadoras e deslizamentos. Situação incontrolável em Itabirito

BRs, Vias de ligação aos bairros e até ferrovias foram atingidas.

A equipe do Sou Notícia esteve em pontos neste sábado (8/1). O repórter Anderson Martins entrou ao vivo para mostrar as principais ocorrências.  Itabirito não via enchentes dessas proporções, desde 1996. Com estes transtornos, o acesso a alguns bairros estão obstruídos.

DESLIZAMENTOS

No bairro Padre Eustáquio, na Rua Engenheiro Simão Lacerda, nossa equipe do Sou Notícia contabilizou 11 deslizamentos em meio a via. Uns dos deslizamentos, foi um barranco que sustenta o asfalto. Moradores sinalizaram o ponto. Outros deslizamentos obstruíram a via. Uma retroescavadeira esteve no local fazendo a remoção da lama.

No Jardim São Cristovão, na região que liga aos bairros, Nossa Senhora de Fátima, Cohab e Capanema, também houve deslizamentos de encostas. A via que vai sentido ao Parque Ecológico, foi inteiramente atingida pelo barranco, algumas casas ficaram com a estrutura comprometida.

No Bairro Novo Horizonte, uma casa foi atingida por uma encosta. Houve duas vítimas sem ferimentos graves, uma senhora foi socorrida com uma fratura na perna e o senhor que é marido com uma fratura na mão.

ENCHENTES

Lugares baixos como o bairro São Geraldo, o Centro da Cidade, foram invadidos pela água no começo da noite desse sábado, e o cenário foi assustador.

Anderson Martins e a equipe esteve no bairro São Geraldo. A mesma retroescavadeira que estava no Padre Eustáquio, esteve na ‘Vila Alegre’ prestando suporte. Em questão de poucos minutos, o nível da enchente foi subindo como você pode ver nas chamadas em que o repórter entrou ao vivo.

No Centro, lojas foram tomadas pelo rio. Por volta das 21h, nossas equipes receberam vídeos na hora em que o Rio Itabirito se elevou ao nível da ponte da antiga Nova Brasília. que liga ao Complexo da Estação. O nível da água passou dos 1,5 metros de altura, como você pode ver no vídeo. Os Varejões, Farid Móveis e o Xodó da Terra ficaram submersos.

Bairro Praia, e a parte de baixo do bairro de Lourdes também foram atingidas pela enchente. Na Praça São Sebastião, o nível se elevou também

Enchente no Bairro São Geraldo. Foto: Matheus Pimenta/Sou Noticia

AS ESTRADAS E BRs

A BR-040 e BR-356 que ligam cidades a Itabirito, estão interditadas por tempo indeterminado. Um sump (Dique) da Valorec se rompeu, com isso a BR-040 sentido RJ e BH, ficaram interditadas. No primeiro momento, pessoas gravaram vídeos dizendo que é uma barragem que havia se rompido. Mas se tratava de uma confusão.

Na BR-356, parte que liga para Ouro Preto, Amarantina e Mariana, houve deslizamentos de encostas, e também ocasionando lentidão e interdição por momento indeterminado.

FOTO TIRADA PÓS ROMPIMENTO DO DIQUE

Não só as estradas, mas as ferrovias também foram atingidas. A nossa equipe recebeu fotos de um descarrilamento de uma composição da MRS Logística depois de um barranco ceder na Variante do Paraopeba em Congonhas.

O Barranco despencou em cima da linha, uma pedra que desceu com os escombros ficou no meio da ferrovia, como o trem precisa de uma certa distância para parar, o trem “atropelou” o pedregulho fazendo com que a composição descarrilasse. Ao que aparenta, o maquinista não se feriu. A MRS suspendeu as operações na região.

Foto tirada pelo maquinista. A roda saiu do trilho

MAIS CHUVAS

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), As chuvas podem ser continuas nas próximas 72h sem estiagem. A Defesa Civil emitiu um alerta para que as pessoas que não foram atingidas pela agua não saiam de suas casas. Moradores que se situam em beira rios, ou na parte de baixo da cidade, que vão para a casa de parentes.

SUPORTE AOS MORADORES

As escolas, Natalia Donada Melillo, Laura Queiroz e Ana Amélia Queiroz, estão recebendo os moradores dos bairros atingidos. Foi possível ver caminhões levando geladeiras, freezers antes que o rio subisse seu nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×