CHUVASComportamentoGeralItabiritoMarianaOpiniãoOuro PretoPolítica

Sete doenças que podem ser transmitidas pelas águas da enchente

Autoridades de Saúde alertam para o perigo do contato das pessoas com as enchentes

Enchentes podem transmitir doenças

As enchentes podem transmitir doenças, por isso, deve-se evitar entrar em contato com a água e a lama. No entanto, se houver a necessidade do contato com esse tipo de água, as autoridades de saúde orientam para o uso de mascaras, botas e luvas de borracha ou plástico impermeável.

A chuva e a enchente podem ainda levar à proliferação do mosquito da dengue e para se proteger deve-se usar um repelente diariamente e nunca deixar água parada, para evitar a proliferação do mosquito.

Nas enchentes o Saneamento Básico pode ficar comprometido gerando risco de doenças

A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil. A principal causa são doenças como parasitoses, diarreias, febre tifoide e leptospirose.

Nos episódios de calamidade pública, como está acontecendo em Itabirito, o Saneamento Básico pode ficar comprometido, devido a destruição que as enchentes podem causar no sistema de água e esgoto da cidade. Desse modo, o comportamento da população deve ser cauteloso em relação ao contato com as águas das enchentes.

Doenças que podem ser transmitidas através da água da enchente

  1. A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira que pode ser encontrada em fezes e urina de animais contaminados, principalmente ratos. Assim, em situação de enchentes e alagamentos, a urina e fezes contaminadas pelas bactérias podem se espalhar facilmente e atingir mucosa ou feridas presentes na pele das pessoas, havendo o contágio.
  2. A cólera é uma doença infecciosa intestinal causada pela ingestão da bactéria Vibrio cholerae que pode ser encontrada em água e comida contaminada por fezes de pessoas ou animais com a bactéria. Assim, essa doença é mais comum de acontecer em ambientes que não possuem sistema de saneamento básico efetivo. Nas enchentes e alagamentos a contaminação também pode acontecer, pois a probabilidade da água estar contaminada é muito grande.
  3. A toxoplasmose, também conhecida como doença do gato, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode ser transmitido por meio da ingestão de água e alimentos contaminados por esse parasita.  Nas enchentes, os casos dessa doença podem aumentar devido ao aumento de pessoas em contato com a água contaminada.
  4. A febre tifoide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella typhi, que pode ser encontrada em ambientes com baixas condições de saneamento e de higiene. A transmissão da febre tifoide acontece por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.
  5. Alguns tipos de hepatite podem ser transmitidos em época de chuva, enchente e alagamentos, principalmente o vírus da Hepatite A. A transmissão desse tipo de hepatite acontece por meio da ingestão dá água contaminada com o vírus, além de alimentos ou fezes de pessoas contaminadas.Além disso, esse tipo de hepatite é comum em lugares com condições precárias de higiene e saneamento básico, o que torna mais fácil a disseminação do vírus quando acontece uma enchente, por exemplo.
  6. Febre Maculosa é uma doença infecciosa com uma erupção característica, muitas vezes transmitida pela picada de um carrapato. A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia.
  7. Tétano é uma doença infecciosa causada pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, poeira e fezes de animais, já que habitam seu intestino. Assim, a transmissão da doença acontece por meio do contato com esporos dessa bactéria que podem ser encontradas no ambiente e entrar no organismo através de pequenos ferimentos ou queimaduras. Na enchente essa probabilidade pode aumentar, devido a exposição desordenada de materiais contaminados.

Como evitar as doenças provocadas por enchentes

Para evitar as doenças comuns de acontecerem durante e após as enchentes, é recomendado evitar entrar em contato com a água, pois pode estar contaminada, e quando a água baixar, lavar com cloro tudo o que foi molhado, pois assim é possível eliminar possíveis microrganismos nocivos.

É preciso ainda usar repelente nos dias a seguir as enchentes, só beber água clorada ou filtrada e comer alimentos que não tenham entrado em contato com as águas sujas da enchente.

Fonte: www.tuasaude.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×