CHUVASEntretenimentoGeralURGÊNCIAS

Quais as outras funções que o Exército faz?

No exército, há núcleos de várias funções, desde medicina à engenharia

Quando as pessoas veem os soldados do exercito, já imaginam que vão para a guerra. Mas exército, tem várias outras funções. O exercito também pode atuar em ocasiões pós catastróficas, como foi o caso das enchentes.

A primeira formação do Exército Brasileiro foi em 1648, quando aconteceram as invasões holandesas no Nordeste do país, no movimento que ficou conhecido como Batalha dos Guararapes.

1. Preparação para guerras

A principal atuação do Exército se dá em conflitos do país. Mas, durante tempos de paz, as tropas preparam-se para a convocação em possíveis guerras, desenvolvendo suas habilidades de combate.

2. Defesa das fronteiras

Como a defesa do território nacional é função do Exército, os militares que o compõem se unem à Força Aérea na fiscalização das fronteiras do país, evitando possíveis invasões.

3. Missões sociais

Parte da atuação do Exército em pontos mais isolados do Brasil é a promoção do bem-estar da população com difícil acesso a alimentos, serviços médicos e medicamentos, promovido pela força, ou momentos pós catastróficos como, enchentes, desabamentos, recuperação de estradas. Em alguns casos, essa ajuda também é feita em outros países, em missões internacionais, como foi o casos dos israelenses na tragédia de brumadinho.

4. Educação

O Exército tem um dos mais amplos sistemas educacionais do país, que abrange da educação fundamental à superior.

Existem 12 estabelecimentos componentes do Sistema Colégio Militar, que abrangem a formação que vai do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Já as instituições de ensino superior são constituídas por nomes conhecidos, entre os principais: a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Escola de Saúde do Exército (EsSEx). Além dessas, existe uma série de centros de formação.

5. Garantia da democracia

O Exército é uma instituição com compromisso democrático. Sendo assim, deve garantir a democracia sob qualquer circunstância, garantindo que seus processos sejam cumpridos com ordem, especialmente as eleições.

6. Outras funções

Não é só na linha de frente de combates que militares se fazem presentes. Pelo contrário: há uma ampla estrutura para garantir essa atuação.

Os componentes das Armas de Apoio ao Combate (Artilharia, Engenharia e Comunicações) desenvolvem estratégias de ataque ou defesa, desenvolvendo armamento e sistemas de controle.

Fora desse campo, é possível trabalhar em serviços administrativos, na manutenção de equipamentos, desenvolvimento de tecnologia ou em éreas de saúde como dentista, médico(a) ou farmacêutico(a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×