CHUVASItabiritoURGÊNCIAS

Poeira pós enchente pode ser tóxica; entenda

Em meio a lama que se formou no centro da cidade durante a enchente, alguns comerciantes e outras pessoas suspeitaram que na composição da lama, poderia haver pó de minério, e outro elementos químicos.

O Senhor Arthur, dono do varejão Vale Verde, indignado durante uma entrevista ao Sou Noticia, ele pega na lama e indaga “Se isso aqui não é pó de minério, é o que então?“.

Na mineração ultimamente, para a lavagem do minério, os rejeitos são lançados em uma barragem com o sistema de Alteamento à Montante, que é um tipo de construção mais barata na mineração, mas também requer manutenções diária e fiscalização.

O rejeito de minério é composto por, restos do minério, areia e terra e e 80% de água, que dá o aspecto de lama. A indústria de mineração também utiliza o cereal para a flotação de minérios, no caso o fubá.

Se for constatado que há restos de minério na lama, esta poeira é toxica e pode ser possível conter químicos decompostos como, enxofre. A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar.

Por isso a Defesa Civil alerta para que as pessoas que não tem alguma coisa importante para resolver no centro da cidade, que fique em casa para não haver superlotação por doenças respiratórias nas UBSs e na UPA.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×