Em toda Minas GeraisGeralItabiritoPolítica

Auxílio gás começa a ser pago hoje; veja quem pode receber

A Caixa Econômica Federal começa a pagar hoje a primeira parcela do auxílio gás, programa voltado para ajudar famílias de baixa renda a custear o botijão de gás de cozinha. O primeiro pagamento será no valor de R$ 52. O benefício vai ser repassado a cada dois meses, pelos próximos cinco anos.

O valor do auxílio corresponde a metade do valor médio nacional do botijão de 13kg, considerando os seis meses anteriores, calculado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo o Ministério da Cidadania, 5,47 milhões de famílias terão direito ao benefício. Outras 108 mil famílias residentes de municípios da Bahia e de Minas Gerais que decretaram estado de calamidade devido às chuvas receberam o valor excepcionalmente e de forma antecipada, em 27 de dezembro.

Podem receber o auxílio gás famílias inscritas no Cadastro Único que tenham renda per capita de até um salário mínimo, assim como participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ao longo de 2022, o calendário de pagamento do auxílio gás será o mesmo do Auxílio Brasil. Portanto, nesta terça, o benefício será pago a quem possui NIS com final 1. A parcela de janeiro termina de ser paga no dia 31.

Utilização do dinheiro

Beneficiários do auxílio gás podem sacar os R$ 52 por meio do aplicativo Caixa Tem. Basta gerar um código na opção “saque sem cartão”, no aplicativo. Caso prefiram, o valor do auxílio também pode ser utilizado para realizar compras em estabelecimentos como supermercados e farmácias ao selecionar a opção “cartão de débito virtual” ou por Q Code, também pelo Caixa Tem.

Já quem recebe, além do auxílio gás, o Auxílio Brasil, pode sacar o valor de ambos os benefícios com o cartão do Auxílio Brasil em agências e terminais de autoatendimento da Caixa e em casas lotéricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×