CHUVASComportamentoGeralItabiritoOpinião

‘Ser voluntário é saber o valor de um SORRISO’

A ajuda humanitária que Itabirito recebeu, nos primeiros dias do ano de 2022, foi algo comovente. A cidade, amanheceu no domingo do dia 09 de janeiro, como num cenário de guerra. Porém, as ações conjuntas de inúmeros voluntários itabiritenses, foram uma das grandes demonstrações de solidariedade e amor pela cidade.

Ao longo das duas últimas semanas, o Sou Notícia publicou algumas matérias sobre o impacto positivo que o voluntariado estava refletindo sobre a cidade de Itabirito.

Entre os voluntários, encontramos uma postagem simples, mas que chamou a nossa atenção, diante do cuidado e carinho em prol dos atingidos. A postagem veio de um jovem de sorriso largo, chamado Ewerton Paranhos e de sua irmã Ana Luíza, que é uma grande Chef de Cozinha.

A foto se trata de mensagens positivas escritas na tampa das marmitas que foram oferecidas aos trabalhadores da enchente e para as pessoas que perderam suas casas e locais de trabalho com a invasão da lama. Essa foto representa e simboliza, todo o espírito de solidariedade que invadiu Itabirito, no início do ano de 2022.

A lama trouxe muitas lágrimas, mas também trouxe a esperança de uma sociedade  mais “humana”. O voluntariado é um movimento interno, muito subjetivo, que sempre contraria as teorias de que o individualismo nunca será quebrado.

O fundamental é saber valorizar o sentimento genuíno de solidariedade que mobiliza cada um de nós. Ele tem raízes psicológicas que contribuem para a perpetuação da nossa espécie, independentemente do que façam ONGs ou governos. É esse sentimento capaz de mobilizar tantos voluntários itabiritenses – mais do que qualquer ação de celebridades ou entidades – que ainda faz deste planeta um lugar decente para a vida humana.

Parabéns aos voluntário de Itabirito!

A solidariedade não é uma entidade do mundo de fora, ao lado de estrelas, pedras, mercadorias, dinheiro, contratos. Se ela fosse uma entidade do mundo de fora, poderia ser ensinada e produzida. A solidariedade é uma entidade do mundo interior. Solidariedade nem se ensina, nem se ordena, nem se produz. A solidariedade tem de brotar e crescer como uma semente…

Rubem Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×