EntretenimentoFamososGeralNo Mundo

O que foi o Nazismo, onde surgiu e como aconteceu? Por que esse assunto voltou a tona?

Depois da polêmica em um podcast, o assunto veio a tona novamente e entra em discussão. Entenda a história sobre

O Nazismo foi um regime autoritário criado na Alemanha por Adolf Hitler em 1933. Constitua-se em uma ideologia politica extremista com intuito separatista, onde dividiam a população entre judeus, pobres dos “arianos”.

O nazismo tinha um argumento de que pessoas “superiores” tinham o direito de dominar outros indivíduos e que a sociedade deveriam expurgar elementos supostamente “inferiores”, como pobres e os judeus que foram perseguidos durante esse período.

Hitler, quando questionado sobre se apoiava a “burguesia de direita”, afirmou que o nazismo não era exclusivamente voltado para qualquer classe social e indicou que não favorecia nem a esquerda nem a direita, mas elementos preservados considerados “puros” de ambos os “campos”, ao dizer: “a partir do campo da tradição burguesa, é preciso a determinação nacional, e do materialismo do dogma marxista, o socialismo criativo”.

O Holocausto

Holocausto foi um genocídio em massa praticado pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial quanto ao somatório de políticas anti-semitas praticadas pelo Terceiro Reich entre 1933 (antes da guerra) à 1945 (o ano de término da segunda guerra).

Durante o holocausto, não só assassinatos foram cometidos, mas também experiências em humanos foram feitas. Ao todo, cerca de cinco milhões de judeus foram mortos, incluindo três milhões na Polônia ocupada e mais de um milhão na União Soviética. Centenas de milhares de pessoas também morreram nos Países Baixos, França, Bélgica, Iugoslávia e Grécia.

A Segunda Guerra Mundial, e os regimes autoritários

Josef Stalin, Adolf Hitler e Benito Mussolini

A guerra se iniciou por meio de propagandas feitas pelo regime nazista. O primeiro ato da guerra, foi em 1º de Setembro de 1939, quando as tropas nazistas invadiram a Polônia, com isso, a Grã-Bretanha e a França se aliaram e declararam guerra à Alemanha de Hitler.

Na união soviética, Stalinismo era um outro regime autoritário e totalitário de governo liderado por Josef Stálin, líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entre 1924 e 1953. … Por regra, o termo stalinismo era utilizado pelos opositores ao regime de Stálin. Os que apoiavam o ditador, diziam seguir a doutrina do marxismo-leninismo (Doutrina Comunista).

A Alemanha derrotou e ocupou a Polônia (atacada em setembro de 1939), a Dinamarca (abril de 1940), a Noruega (abril de 1940), a Bélgica (maio de 1940), a Holanda (maio de 1940), a França (maio de 1940), a Iugoslávia (Atual Sérvia, Croácia e Eslovênia) (abril de 1941), a Grécia (abril de 1941) e Luxemburgo (maio de 1940).

A entrada dos EUA.

Ataque japonês à costa havaiana onde estava instalada Pearl Harbor

Em 7 de Dezembro de 1941, a Alemanha Nazista tinham dois aliados, Itália e Japão, e arquitetou o ataque a Pearl Harbor.

Pearl Harbor era uma instalação costeira no Hawaii que ajudava com suprimentos, países que lutavam contra o exercito de Hitler. Sabendo disso em 4 de Setembro de 1939, os lideres do Nazi-fascismo montaram o plano que visava fragilizar os inimigos fazendo com que a ajuda não chegasse as forças da oposição Nazifascista.

O plano foi arquitetado e preparado dois dias antes. e no dia 7 de Dezembro de 1939, Os Kamikazes, (Pilotos suicídas japoneses) jogaram os aviões contra o navio que conseguiu abater alguns aviões. A ação matou 2.390 norte-americanos, e os EUA na época presidido por Franklin Delano Roosevelt declararam guerra ao Japão no dia seguinte. Com a guerra declarada ao Japão, os aliados Itália e Alemanha aderiram junto.

KAMIKAZES: Pilotos suicídas que atuavam a favor da Alemanha

primeira vitória estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial aconteceu na Batalha de Midway em 1942, derrotando a marinha japonesa.

No ano de 1943, Roosevelt enviou um grande contingente de soldados norte-americanos para a África, mas especificamente para o Egito, onde venceram as tropas alemãs na Batalha de El Alamein. Outra importante participação dos EUA na Segunda Guerra foi o desembarque na Normandia (França), juntamente com os aliados venceram o exército alemão e a cidade de Paris voltou para o controle da França, antes dominada pelos alemães.

Em 1945 as tropas norte-americanas finalizaram a guerra utilizando pela primeira vez na história uma arma nuclear, a bomba atômica. Os EUA bombardearam as cidades de Hiroshima e Nagazaki, deixando uma vasta destruição humana e natural com a radioatividade nuclear, selando uma nova fase na história da humanidade.

Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. O cerco a essa cidade alemã resultou em grande destruição e marcou a queda do Reich nazista. Nos dias finais dessa batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. A Alemanha acabou rendendo-se poucos dias depois.

O Fim do nazismo

O Tanque Norte Americano nomeado de Gretha na batalha de Berlin em 1945

Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. O cerco a essa cidade alemã resultou em grande destruição e marcou a queda do Reich nazista. Nos dias finais dessa batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. A Alemanha acabou rendendo-se poucos dias depois.

Em abril de 1945, a Alemanha encontrava-se em uma situação desesperadora. O Eixo estava caindo aos pedaços e sua capital, Berlim, estava sendo cercada pelas tropas soviéticas e por seu anúncio de vingança. Toda essa situação, no entanto, era consequência de um conflito causado pela própria Alemanha ao longo da década de 1930.

No dia 30 de abril de 1945, Adolf Hitler, juntamente de sua esposa, Eva Hitler, cometeu suicídio logo após os soviéticos terem invadido e conquistado o Reichstag (parlamento alemão). O poder da Alemanha havia sido transmitido por Hitler para Karl Dönitz.

A rendição oficial do país aconteceu no dia 2 de maio de 1945. Com a derrota na guerra, a Alemanha foi ocupada pelos Aliados e dividida entre eles em várias zonas de influência, e a cúpula do Partido Nazista enfrentou as acusações pelos crimes cometidos durante a guerra, sobretudo o genocídio contra os judeus, o Holocausto.

O que diz a lei alemã?

O Código Penal alemão proíbe negar publicamente o Holocausto e divulgar propaganda nazista. Isso inclui compartilhar imagens como suásticas, usar um uniforme da SS e fazer declarações apoiando a ideologia nacional-socialista.

A legislação do país também estabelece regras rígidas sobre como as empresas de mídia social devem moderar e denunciar discursos de ódio e ameaças.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×