BRASILCulturaGeralItabiritoNo MundoOuro BrancoOuro Preto

Março é o mês histórico da Mulher; Veja histórias de mulheres que mudaram o Brasil

O que dizer sobre as mulheres? Elas são fortes, sensíveis, doces, amigas e fieis companheiras para quem as merecem.

Se citarmos todas as qualidades delas, nos faltariam palavras para poder dizer tudo sobre as mesma. Mas neste mês de março, grande parte do mundo se mobiliza em um movimento histórico para homenageá-las.

Em especial no Brasil, há um movimento chamado “O Mês da Mulher”, a ação é tão popular que muitas empresas, partidos políticos e entidades sem fins lucrativos realizam campanhas de reconhecimento à força feminina, que ao longo dos anos tem revolucionado o Brasil e o Mundo.

Veja abaixo histórias de mulheres que fizeram a diferença no país brasileiro:

Maria da Penha Maia Fernandes

Quem é Maria da Penha - Instituto Maria da Penha
Foto – Instituto Maria da Penha

Maria da Penha, foi uma farmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Ela teve três filhas e hoje é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.

Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei que leva seu nome: a Lei Maria da Penha, importante ferramenta legislativa no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no Brasil.

Ela também é fundadora do Instituto Maria da Penha, uma ONG sem fins lucrativos que luta contra a violência doméstica contra a mulher.

Maria da Penha foi privilegiada com a indicação no programa “Os Cem Maiores Brasileiros de Todos os Tempos”.

Fonte – Wikipédia

 

Chica da Silva, escrava alforriada

Chica da Silva
Chica da Silva – Foto – Divulgação eBiografia

Você já deve ter ouvido falar nessa corajosa escrava alforriada, possivelmente por causa da novela que narra a sua história. Mas a verdade é que a vida de Chica da Silva vai muito além do que a tv escolheu mostrar.

Filha de um português com uma escrava, Chica da Silva foi comprada aos 22 anos pelo desembargador e contrator de diamantes João Fernandes de Oliveira. Ganhou a alforria e passou a viver com o seu antigo proprietário, mesmo não tendo casado oficialmente. Juntos tiveram 13 filhos.

Mas engana-se quem pensa que Chica da Silva sofreu nas mãos do parceiro, a verdade talvez esteja mais próxima do avesso. João atendia a todos os caprichos da mulher, quer um exemplo? Como Chica não conhecia o mar, o amado chegou a construir um açude onde pôs um navio semelhante às grandes embarcações. O companheiro também deu à ela uma casa magnífica e uma série de escravos. Reza a lenda que Chica andava cheia de joias e só ia à igreja ao lado de doze acompanhantes.

Depois de 15 anos juntos, o casal se separou. João Fernandes de Oliveira voltou para Portugal com os quatro filhos homens. As filhas ficaram com a mãe, no Brasil, e Chica passou a administrar a fortuna da família.

Fonte- eBiografia (Por Rebeca Fuks – Doutora em Estudos da Cultura)

 

Daiane Garcia dos Santos

Jornal do Comércio - Fim da linha para Daiane dos Santos nas Olimpíadas
Foto – Jornal do Comércio

Daiane é uma ex-ginasta brasileira que competiu em provas de ginástica artística. Ela conquistou nove medalhas de ouro em campeonatos mundiais.

Ela foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Daiane dos Santos fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica, nos Jogos de Atenas, repetindo a presença nas edições seguintes, nas Olimpíadas de Pequim e Olimpíadas de Londres.

Daiane possui ainda dois movimentos nomeados após ser a primeira ginasta no mundo a realizá-los: o duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e a evolução deste primeiro: o duplo twist esticado, ou Dos Santos II.

Fonte – Wikipédia

Isabel do Brasil

A princesa Isabel do Brasil em cores – Divulgação/ Biblioteca Nacional

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon-Duas Sicílias, também conhecida como Princesa Isabel “a Redentora”, foi a segunda filha, a primeira menina, do imperador Pedro II do Brasil e sua esposa a imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias. Como a herdeira presuntiva do Império do Brasil, ela recebeu o título de Princesa Imperial.

A morte de seus dois irmãos homens a fez a herdeira de Dom Pedro. A própria personalidade de Isabel a distanciou da política e de quaisquer confrontos com seu pai, ficando satisfeita com uma vida calma e doméstica. Além disso, apesar da sua educação ter sido bem ampla, ela jamais foi preparada para assumir o trono. Isabel se casou em 1864 com o príncipe francês Gastão d’Orléans, Conde d’Eu, com quem teve quatro filhos.

A princesa serviu três vezes como regente do império enquanto seu pai viajava pelo exterior. Isabel promoveu a abolição da escravidão durante sua terceira e última regência e acabou assinando a Lei Áurea em 1888. Apesar da ação ter se mostrado amplamente popular, houve forte oposição contra sua sucessão ao trono. O fato de ser mulher, seu forte catolicismo e casamento com um estrangeiro foram vistos como impedimentos contra ela, juntamente com a emancipação dos escravos, que gerou descontentamento entre ricos fazendeiros. A monarquia brasileira foi abolida em 1889 e ela e sua família foram exilados por um golpe militar. Isabel passou seus últimos trinta anos de vida vivendo calmamente na França.

Essas são algumas das mulheres que em grande movimento mudaram a história do Brasil. Sem contar as que estão no anonimato, mudando todos os dias, cuidando de suas famílias, e outras atividades que fazem do mundo um lugar melhor. Parabéns mulheres!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×