BRASILCHUVASGeral

Temporal de domingo em Petrópolis tem cinco mortos e desaparecidos, afirma Defesa Civil

Pelo menos quatro pessoas estão desaparecidas, segundo boletim divulgado na madrugada desta segunda-feira (21). Operação de resgate segue na cidade.

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros confirmaram ao menos cinco mortos e quatro desaparecidos, vítimas do temporal que voltou a atingir Petrópolis, na Região Serrana do Rio, desde a tarde deste domingo (20). O boletim foi divulgado na manhã desta segunda-feira (21). Foram mais de 95 ocorrências registradas na cidade, entre deslizamentos e alagamentos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 31 pessoas foram resgatadas com vida.

Dois óbitos foram registrados no Morro da Oficina, no Alto da Serra, que foi a área mais afetada no temporal de 15 de fevereiro. Outros dois na Washington Luiz, onde uma pessoa foi resgatada com vida e outras três são procuradas; e o quinto óbito foi registrado na rua Pinto Ferreira, no bairro Valparaíso.

Suspensão de vacinação

A Secretaria de Saúde informou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 está suspensa nesta segunda-feira (21) devido à chuva. A mobilidade na cidade está comprometida em diversos pontos do município, impossibilitando a abertura dos pontos de vacinação.

Também estão suspensos nesta segunda-feira todos os atendimentos e consultas no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, no Centro da Cidade.

Segunda tragédia em 34 dias

A tarde do dia 15 de fevereiro, uma terça-feira, começou com uma intensa chuva que iria provocar a maior tragédia da história de Petrópolis, que contabilizou 233 mortos e quatro desaparecidos. E um pouco mais de um mês, a cidade, que ainda procura pelos outros corpos e tenta encaminhar os centenas de desabrigados para o aluguel social, mais uma vez sente os impactos de mais uma tragédia.

Desta vez, os maiores índices pluviométricos, segundo a Prefeitura, foram registrados no São Sebastião, com 371,2 milímetros; no Dr. Thouzet, com 314,8; e no Vila Felipe, com 307 milímetros nas últimas 12 horas. Em 15 de fevereiro, a cidade registrou 260 milímetros em seis horas.

A Defesa Civil explica que as equipes seguem monitorando as condições do tempo, tendo em vista a previsão de chuva forte que pode se estender até a noite e madrugada de segunda-feira (21).

O órgão explica que novos alertas de chuva podem ser emitidos a qualquer momento e pede que a população fique atenta aos avisos, e que, em caso de emergência, ligue para o 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Defesa Civil mantém 19 pontos de apoio para acolhimento da população em caso de chuva forte

Com a previsão de chuva moderada a forte, a partir da tarde deste domingo (20), podendo se intensificar até segunda (21), a Secretaria de Defesa Civil acionou os responsáveis pelos pontos de apoio em diferentes localidades, para que fiquem de sobreaviso para possível acionamento.

A recomendação é que, em caso de emergência, a população seja direcionada aos locais de acolhimento onde permanecerá em segurança até que a chuva cesse. No momento, 19 estruturas, a maior parte delas em escolas da rede pública, estão preparadas para receber os moradores de áreas de risco. Os locais serão abertos de acordo com a necessidade e a partir do acionamento da Defesa Civil.

As equipes de monitoramento da Defesa Civil seguem no acompanhamento das mudanças nas condições do tempo. Em caso de necessidade, além do envio de SMS e avisos em grupo de comunicação por aplicativo, será feito o acionamento das sirenes. O primeiro sinal das sirenes avisa a ocorrência de chuva forte, já o segundo toque, alerta para a mobilização das pessoas, para que se desloquem aos pontos de apoio.

A previsão é de que haja chuva em volumes significativos, a partir da tarde deste domingo (20). A chuva pode se prolongar ao longo da madrugada, com condições de ganhar intensidade até segunda (21). A Defesa Civil alerta para a possibilidade de impactos para a cidade, como deslizamentos, inundações e alagamentos, tendo em vista o possibilidade de haver volumes elevados de chuva.

As equipes de monitoramento seguem no acompanhamento das mudanças no tempo e novos comunicados podem ser emitidos a qualquer momento. A Defesa Civil está com efetivo de sobreaviso para o atendimento a possíveis ocorrências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×