EducaçãoEm toda Minas GeraisGeralTop News

Professores da rede estadual decidem iniciar 2ª semana de greve

A greve dos professores da rede estadual de MG chega na segunda semana de paralisação. É o que a categoria decidiu em assembleia realizada nesta quarta-feira (16/3) no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O movimento começou na última quarta-feira (9/3) com a principal reivindicação que é cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional pela gestão estadual. De acordo com a direção Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o piso não foi reajustado logo após Romeu Zema ter assumido o governo de Minas Gerais.

Ja foram realizadas 19 reuniões com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e 39 ofícios enviados para cobrar o pagamento do piso, nada foi apresentado pelo governo à categoria, segundo os educadores.

“O regime congela salários e carreiras, proíbe a realização de concursos e reajustes salariais por até nove anos, amplia as privatizações de empresas públicas. Precariza os serviços públicos”, enumera.

O Governo de Minas Gerais, por sua vez, destaca que tramita na ALMG projeto de lei que prevê o reajuste salarial de 10,06% para todos servidores públicos estaduais, sendo que, no caso da Educação, Saúde e Segurança, o pagamento será retroativo a janeiro deste ano.

“Representantes do Governo de Minas mantêm o diálogo com a categoria e têm participado das reuniões de conciliação realizadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Importante ressaltar que permanece vigente a decisão do TJMG, do dia 9 de março, que determinou a suspensão da greve dos servidores da educação, sob pena de multa diária no valor de R$ 100.000,00”, complementa.

(trechos do EM)

Professores da UEMG entram em greve e pedem reajuste de 71%

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é mais uma instituição em greve no Estado. Desde essa sexta-feira (18/3), professores da UEMG cruzaram os braços para pedir, entre outras pautas, recomposição salarial de 71%, referente à falta de reajustes entre 2012 e 2021.

Outras pautas da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg) são a incorporação de todas as gratificações ao salário, a implementação de um novo plano de carreira e a não adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que mudaria a carreira do professor.

Também solicita a abertura de editais para ampliar o regime de trabalho de 20 para 40 horas, de acordo com a demanda das unidades. Outro pedido é a contratação de professores substitutos em regime de 40 horas, com isonomia salarial em relação aos efetivos.

A imediata nomeação de professores aprovados em concurso público e a abertura de novos editais convocatórios também são demandas da Aduemg.

“A greve foi votada e aprovada na nossa última assembleia-geral da categoria, que bateu recorde de participação. Teremos uma nova assembleia-geral na próxima terça (22/3), às 14h. Nós também teremos atos gerais e locais na próxima semana. É importante que a categoria permaneça em defesa da universidade pública de Minas Gerais”, disse o vice-presidente da Aduemg, Cássio Diniz, em vídeo gravado no Instagram.

De acordo com Cássio Diniz, a categoria conta com apoio das associações estudantis e de profissionais da educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), também ligada ao Executivo Estadual.

Outro lado

Em nota, o Governo de Minas informou que “tramita na Assembleia Legislativa de Minas projeto de lei que prevê o reajuste salarial de 10,06% para todos servidores públicos estaduais. O percentual estabelecido é o que a Lei de Reponsabilidade Fiscal (LRF) permite no momento”.

O governo ainda informa que “retirou o regime de urgência do projeto de lei do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para que o texto sobre a recomposição de perdas inflacionárias a todos os servidores de Minas Gerais possa ter a máxima celeridade na avaliação e aprovação”.

AInda de acordo com a administração pública, “em junho de 2021, foram nomeados 180 professores de educação superior aprovados como excedentes em concurso público para 17 unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Outros 256 professores foram nomeados em 2020. Além disso, há um concurso em andamento para preencher 56 vagas docentes dos cursos de saúde da unidade de Passos, no Sul de Minas”.

O Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×