Atletico MGEsporteFutebolGeral

O Clube Atlético Mineiro completa hoje 114 anos de história

O Galo hoje completa 114 anos de fundação no dia 25 de março de 1908. desde o inicio, o Atlético só modificou o escudo apenas 9 vezes. Em 1971 foi colocada a estrela em símbolo do primeiro campeonato brasileiro conquistado.

Jogadores como o goleiro Mão-de-Onça, Durval de Moraes, conhecido como , foi o grande espectador de uma das maiores obras-primas da história do futebol, fez parte do famoso time que foi Campeão do Gelo. O Atlético jogou dez partidas entre 1 de novembro e 7 de dezembro enfrentando os times e até uma seleção nacional do continente europeu.

Atlético 4 x 3 Munique 1860 (ALE)

Atlético 4 x 0 Hamburgo (ALE)

Atlético 1 x 3 Werder Bremem (ALE)

Atlético 3 x 1 Schalke 04 (ALE)

Atlético 3 x 0 Rapid Viena (Austria)

Atlético 2 x 0 Saarebrücken (ALE)

Atlético 2 x 1 Anderlecht (BEL)

Atlético 3 x 3 Eintracht Brauschweig (ALE)

Atlético 3 x 3 Seleção de Luxemburgo (LUX)

Atlético 2 x 1 Stade Français (FRA)

O Galo teve vários altos e baixos, tanto na composição do time quanto o desempenho em campo. O Galo já teve suas épocas galáticas, em temporada 1970 a 1971 com o esquadrão imortal tendo os principais jogadores Humberto e Dadá Maravilha, comandado pelo Itabiritense Telê Santana.

Elenco do Atletico MG em 1971

Em 2004 o galo sofre seu primeiro rebaixamento, e teve passagens como o ex-jogador Guilherme, Marques, e o atual técnico da seleção Tite. A torcida do galo no jogo do rebaixamento demonstrou o maior ato de amor pelo clube, com os jogadores em prantos pela derrota contra o Vasco, torcedores cantavam o hino em gesto de motivação.

O Galo disputa a 2ª divisão em 2005 e em 2006, volta a elite como campeão, muitos contestam que o Galo não precisava ter ganhado a disputa da serie B, mas desde a volta, o Galo não foi mais rebaixado,

Atacante Gulherme Pança, um dos principais jogadores da volta a elite do Atlético.

em 2013, Ronaldinho Gaúcho chega para integrar o time que vinha bem desde 2011, com jogadores como Luan, Réver, Diego Tardelli, Marcos Rocha e outros, a fazer a primeira conquista histórica do clube a taça Libertadores, que garantiu a participação no mundial de clubes em Marraquesh Marrocos que tinha o campeão Bayern de Munique, mais o Galo perdeu para o clube marroquino Raja Casablanca, que era o campeão nacional.

Ronaldinho Gaúcho, pelo campeonato mineiro contra o América

Agora com a era Hulk, o Galo venceu o campeonato brasileiro de 2021 e a super copa do Brasil este ano, o Atlético vive uma das melhores campanhas desde a era 2011 a 2014 depois da ultima conquista da copa do Brasil.

Comemoração na CASA NOVA.

Imagem de maquete em 3D do projeto da Arena MRV

Em 25 de março de 2023, começa o processo de inauguração do estádio próprio do Atlético. Será o primeiro de cinco eventos do chamado BH Festival, que garante entrada para donos de camarotes e cadeiras cativas (1º lote), e que tem venda aberta para o público em geral.

A marcação do campo, instalação de traves e o primeiro chute a gol acontecerão daqui um ano, exatamente.

Entre março e abril, o torcedor do Galo terá show nacionais e internacionais, jogo festivo entre lendas do clube, e um amistoso do time profissional contra uma equipe estrangeira, muito provavelmente da América do Sul. (ge)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×