BRASILGeral

Abertas as inscrições da Olimpíada Brasileira do Oceano

Estão abertas as inscrições para a edição 2022 da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2). Os interessados têm até o dia 9 de setembro para optar por uma das três modalidades disponíveis: Conhecimento, Projeto Socioambiental e Produção artística, cultural e/ou tecnológica. Serão quatro temas: Mulheres na ciência; Pesca e aquicultura artesanal; Mudança do clima; e Bicentenário da Independência.  As modalidades estão abertas a toda a sociedade e idades.

A competição é organizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pelo Programa Ciência no Mar, e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Maré de Ciência. A iniciativa conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com colaboração da UNESCO e Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

A O2 é um projeto educacional, envolvendo o ensino formal e não-formal de todo o país, para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano.  A iniciativa contribui com o esforço realizado no Brasil para a Década Ciência Oceânica, que se estende até 2030.

Novidade

Em 2022, 45 estudantes de escolas públicas que participarem da modalidade Conhecimento, e obtiverem as maiores notas nas provas, serão premiado(a)s com bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq/MCTI).  Além da nota, os critérios de seleção dos bolsistas envolvem a distribuição equilibrada entre as cinco regiões do país e a proporção de 60% para meninas.

Os estudantes premiados com as Bolsas de Iniciação Científica, assim como aqueles trabalhos das modalidades Projeto socioambiental e Produção artística, cultural e/ou tecnológica que se destacarem, terão seus nomes e projetos publicados no site oficial da Década da Ciência Oceânica – Brasil.

Saiba mais

A Olimpíada Brasileira do Oceano trabalha conceitos científicos, atividades pedagógicas e realidades locais de forma proativa, inovadora, inter e transdisciplinar. Ao estimular e ampliar a visibilidade de práticas pedagógicas e ações socioambientais de Norte a Sul e de Leste a Oeste do país, a O2 é uma oportunidade de aprendizado colaborativo e de transformação positiva da educação brasileira.

A competição também é um convite ao desenvolvimento e amplo compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável. A primeira edição, realizada em 2021, contou com a participação de mais de 3,3 mil estudantes e cidadãos de 17 Unidades da Federação. Houve engajamento, promoção do conhecimento e projetos com produções de qualidade sobre a cultura oceânica.

Acesse o site Maré de Ciência neste link, leia o edital e faça sua inscrição.

Acesse este link e conheça mais sobre as ações da Década do Oceano.

Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×