GeralItabirito

Itabirito: curso de práticas agroecológicas é oferecido aos produtores rurais no viveiro municipal

Entre os dias 02 e 06 de maio, os produtores rurais, viveiristas e técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Itabirito participaram de um curso de formação em práticas agroecológicas, realizado no Viveiro Municipal Canarinhos de Itabirito.

Ao longo do curso, os participantes receberam orientações sobre práticas que possibilitam o cultivo agroecológico, produzindo alimentos mais nutritivos, saudáveis, sustentáveis, além de promover a conservação do meio ambiente. O curso também contemplou oficinas de fabricação de adubo agro-orgânico, biofertilizante e caldas utilizadas no controle de pragas e doenças das plantas.

“O curso de agroecologia foi excelente porque trouxe uma explicação técnica a respeito do funcionamento dos procedimentos que são indicados no cultivo agroecológico. Uma coisa é saber que a compostagem é boa para o cultivo. Outra coisa é saber o processo de produção da compostagem, qual é o tipo de bactéria, como se produz um composto e o que ele vai trazer de benefício para planta”, destacou o produtor rural, Eduardo Bastianetto.

Ministrado pelo professor e engenheiro agrônomo Nilmar Arbex de Castro, o curso foi realizado com apoio da Prefeitura de Itabirito e viabilizado por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-MG, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito.

“O objetivo foi trazer informações a respeito da área de agroecologia, produção orgânica, observando bem os princípios relacionados à responsabilidade social, ambiental e de qualidade para que o consumidor possa fazer uso de um produto com valor nutritivo e também para que sinta o prazer em produzir um alimento que respeite essas condições”, acrescentou o professor. As informações são da Prefeitura de Itabirito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×