GeralItabirito

Sexta-feira 13: poste pega fogo e moradores registram pequenas explosões em Itabirito

Um poste da rede elétrica pegou fogo na tarde desta sexta-feira (13), no bairro Vila José Lopes, em Itabirito, na região central de Minas Gerais.

De acordo com Alice Assis, uma moradora que reside em frente ao local do incidente, houve uma pequena explosão no poste, por volta das 14h30, e o fogo começou a se espalhar, queimando também a fiação da internet.

A moradora afirma que um funcionário da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi até o local, fotografou o poste em chamas, e partiu. Até o momento, a rua encontra-se sem energia elétrica e algumas casas estão também sem internet.

Segundo a Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI), que foi acionada pela Brigada Municipal, o caso aconteceu entre as ruas João Pedro Nolasco e São Pedro de Alcântara, próximo a uma praça.

A GCMI ainda afirmou que, de acordo com informações preliminares, uma ave teria batido na rede elétrica, provocando a pequena explosão, um estouro no transformador, que gerou o fogo. O caso ainda segue sendo acompanhado pela instituição.

Fio arrebentado

Mais cedo, durante a manhã desta sexta-feira 13, um fio da rede elétrica arrebentou, na rua Doutor Francisco José de Carvalho, no São José, próximo à sede da empresa Serra Verde Transportes e do viaduto. Com o incidente, o bairro São José ficou sem energia elétrica, assim como o Recanto da Mata.

Diversas reclamações foram enviadas ao Sou Notícia, para relatar casos de piques de energia e até mesmo de apagão, em vários bairros.

Desde o período da manhã, as quedas de energia começaram a acontecer em vários localidades da cidade. Em alguns bairros, moradores reclamam de piques sistemáticos de energia. Em outros, como no bairro São Mateus, Novo Itabirito, Itaubira, Alameda Chaparral e São José, há registros de falta de energia.

Na sede do Sou Notícia, localizada na Avenida Queiroz Junior, no centro, foram registrados quatro piques de energia ao longo do dia. Mas há reclamações de muitos outros piques em localizações distintas.

A preocupação de algumas pessoas é de que a instabilidade na energia afete eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como geladeiras, televisores, computadores, dentre outros.

Sistemas de bombeamento do Saae são afetados

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabirito informou que, em virtude do incidente ocorrido na rede de fornecimento de energia da Cemig, na manhã desta sexta-feira 13, vários sistemas de bombeamento estão paralisados, podendo ocasionar em falta de água para algumas localidades.

De acordo com o Saae, foi feito um registro de chamado à Cemig, porém a concessionária de energia elétrica não informou o prazo de atendimento.

O Saae afirmou que o abastecimento será normalizado, de forma gradativa, assim que a energia for restabelecida. As áreas que poderão ser afetadas são: Região do São José, incluindo os novos loteamentos, Novo Itabirito, Álvaro Maia, Itaubira, Portões, Vila da Serra e Quinta dos Inconfidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×