GeralItabirito

Vereador critica superlotação de pacientes e demora no atendimento na UPA de Itabirito

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito, realizada na noite dessa segunda-feira (16), o vereador Anderson Martins (MDB), falou sobre a superlotação de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito, segundo reclamações recebidas pelo edil.

“Neste exato momento, lá na UPA, segundo informações, e acabando a reunião eu estou indo lá pra saber disso, temos 40 pessoas aguardando atendimento lá na UPA. Eu não sei o que está acontecendo. Aí eu ligo para a Cleusa (secretária de Saúde) e ela com aquela educação; aquele carinho que ela tem com todos os vereadores de oposição, de situação. É uma secretária bacana. Ela fala: ‘pastor, é porque lá tem uma tabela e quando está verde é porque tem que esperar’. Eu entendo isso. Mas, se for preciso aumentar o efetivo da UPA, que contratem mais médicos. Eu tenho relatos no meu WhatsApp de pessoas que estão lá desde 10 horas da manhã. Não é possível uma coisa dessas. 10 horas da manhã e está lá até agora? Isso só pode ser mentira”, iniciou Anderson.

O vereador continuou comentando sobre o aumento na procura por atendimento na UPA, afirmando que é necessário que haja mais investimento, organização e planejamento na saúde pública. “Acabando a reunião, vou ir lá pra entender essa situação. A Saúde de Itabirito sempre foi de excelência. No governo Alex, quando o Wolney era secretário, depois o Dr. Marco Antônio, quando Orlando ganhou a eleição, fez um baita de um trabalho. Agora, na gestão da Cleusa. Mas nós queremos entender o que está acontecendo na UPA. Principalmente, em feriados estendidos. Eu fiz um pedido aqui, para que as nossas UBSs possam funcionar, quando houver feriado na quinta, na sexta-feira, para desafogar a UPA. Com o dinheiro que a cidade tem em caixa hoje, não podemos passar por esses dissabores. Tem que ter investimento, organização, planejamento, porque a nossa população merece o melhor dessa terra”, completou Anderson.

O vereador Léo do Social também falou sobre o assunto. “Quero desejar um feliz aniversário para a secretária de Saúde, a Cleusa, uma pessoa extremamente competente; que vem trabalhando desde o início do mandato, com muita dedicação. Não só ela, mas toda a equipe, e reforçar o seguinte: infelizmente, nós tivemos uma mudança de tempo brusca. Estamos com uma queda de temperatura muito grande e isso aumenta o índice de pessoas que acabam adoecendo e procurando, ao mesmo tempo,  atendimento médico. Então vamos tentar entender isso também. Acho que a fiscalização, in loco, facilita para termos uma opinião e reconhecer também o que pode ser melhorado”, disse Léo.

Após a reunião, o vereador Anderson Martins divulgou, na página do Sou Notícia, um vídeo, registrando sua ida até a UPA. “No momento em que eu cheguei tinha muita gente, mas foi aliviando e a situação agora está controlada na UPA. Eu conversei com uma enfermeira e ela disse que, realmente, nesta segunda-feira, a situação estava fora do normal. Pessoas com problemas respiratórios, uma virose que, infelizmente, algumas pessoas contraíram, e estava superlotado. Mas agora está tudo sob controle. E eu sigo aqui, com meu papel de fiscalizador; de trazer informações para a população, e cobrar do poder público agilidade, qualidade no atendimento e respeito com quem paga seus impostos e depende desse serviço do SUS. Então, queremos um serviço de qualidade. E que os servidores públicos tenham preparo psicológico; que tenham amor ao próximo. Eu, como vereador eleito, não tenho hora nem momento para pedir benção pra entrar aqui dentro. Aqui o bambu geme. Que Deus abençoe a todos e vamos que vamos”, finalizou.

Projetos de Lei

O PL 51/2022 que dispõe sobre medidas permanentes de prevenção contra a dengue e da outras providências, de autoria do vereador Anderson Martins, foi discutido e aprovado em segunda votação, sendo encaminhado para a Comissão de Redação Final. “Já foi falado aqui sobre o fumacê que é um dos elementos usados para combater os focos desse mosquito. Que isso comece a acontecer, de forma imediata, para que nós possamos trazer segurança para as famílias”, disse o vereador Anderson Martins (MDB), na penúltima reunião da Câmara, realizada em 2 de abril.

O PL 55/2022 que cria o programa de combate à importunação sexual no transporte coletivo, de autoria do vereador Anderson Martins, foi discutido e aprovado em primeira votação. “Tem uns caras que gostam de importunar; perturbar as mulheres, e me sinto incomodado com isso. Esse projeto é muito importante”, disse o vereador. “Já vimos, em rede nacional, esses camaradas que não têm respeito com as mulheres. Então, preocupado com isso, conversando com minha equipe, nós resolvemos entrar com um Projeto de Lei, para que os motoristas que trabalham no transporte coletivo possam ficar sempre em alerta sobre essa situação. Tem uns camaradas que entram dentro do ônibus; aproveitam que o ônibus está cheio e perturbam as mulheres que estão dentro do transporte coletivo”, ressaltou, na reunião do dia 09 de maio.

Outro PL de autoria do vereador Anderson Martins começou a tramitar na última reunião da Câmara. Trata-se de um projeto que obriga a inserção do símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritário e nas vagas de estacionamento público e privado. “É mais um projeto que entra nesta Casa para complementar outros projetos. Fico muito feliz em poder contribuir, porque sabemos que o autismo é algo real; do nosso dia a dia. Muitas pessoas têm autismo e elas precisam de prioridade. Isso é inclusão”, afirmou o vereador. O PL foi encaminhado para as comissões competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×