GeralItabirito

Prefeitos de Itabirito e Carmo do Cajuru compartilham avanços tecnológicos nos serviços públicos

Tecnologias voltadas para melhorar a eficiência dos serviços públicos nas cidades mineiras serão tratadas por prefeitos, gestores e servidores públicos que participam, nesta quinta-feira (19), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas que será realizado no Santuário do Caraça, pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara.

Entre os convidados confirmados estão os prefeitos de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, e de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira, que apresentam as ações implantadas pelas administrações voltadas para tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis à população.

O modelo de concessões adotado em Carmo do Cajuru, município de 24 mil habitantes, para implantação de soluções voltadas para cidade inteligente foi destaque em evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Barcelona. “Carmo do Cajuru já está com um parceiro privado, através de uma PPP e hoje nós temos todo o nosso parque de iluminação pública 100% de LED, com videomonitoramento e estamos produzindo energia através da fotovoltaica nos telhados públicos”, conta o prefeito Edson Vilela.

O prefeito também destaca a importância da infraestrutura tecnológica implantada na cidade para melhoria da comunicação interna da Prefeitura e disponibilização da rede wi-fi gratuita para a população. “Realmente tem facilitado a vida do cidadão. Vamos mostrar esse case e como estamos também estudando soluções em outras áreas como a destinação final de resíduos sólidos urbanos. Acredito que cada município tem como contribuir com a sua experiência e essa troca que vai fazer que tenhamos uma vida melhor para todos os munícipes das cidades que se engajam num trabalho nesse sentido, buscando atender os objetivos de desenvolvimento sustentável”, completa o prefeito de Carmo do Cajuru.

O prefeito de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira, também fala no evento sobre os desafios de governar e implantar a modernização tecnológica na gestão municipal. “Queremos apresentar a eficiência fiscal do município de Itabirito onde fizemos uma série de trabalhos que foi a captação de receitas, a condução das melhores formas do nosso custeio, parcelamento de dívidas, aportamos e arrecadamos por meio de REFIS alguns valores significativos, crescimento e arrecadação da CFEM que foi uma coisa que ajudou muito o município e arrecadamos também a questão do superávit que deu uma sustentabilidade muito grande para o município”, enumera o prefeito.

“Conseguimos fazer também um acompanhamento muito grande nas nossas despesas e isso fizemos com que todo investimento no município fosse muito bem direcionado. Fizemos também a modernização tecnológica onde implantamos uma série de trabalhos para que ganhássemos velocidade como a revisão de processo, a inteligência compartilhada entre as secretarias”, cita o prefeito de Itabirito.

As ações desenvolvidas pelas Prefeituras de Belo Horizonte, Santa Bárbara e Ouro Preto também serão apresentadas no evento desta quinta. “É o espaço para troca de experiências e facilitar o acesso a tecnologias que contribuam com o processo de transformação digital dos municípios. Seja cidade digital, conectada ou inteligente, o importante é a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho.

A programação completa está disponível pelo link.

O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc, Sonner, Polis Gestão; patrocínio prata do Aprova Digital, Evolution Tecnologia Funerária e MG1; além do apoio institucional da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest) e das Associações de Municípios Amapi e Amalpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×