GeralMariana

Mariana: Dia da Luta Antimanicomial tem seminário que discute sobre direitos fundamentais

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de Cultura, realizou na nesta quarta-feira (18), o VII Seminário de Saúde Mental, com o tema: “Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, é liberdade, poesia”. A ação aconteceu no Cineteatro Municipal (antigo SESI), às 8h.

A programação dialogou com a comunidade sobre a desinstitucionalização da loucura. O momento aconteceu em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um marco no cuidado em liberdade às pessoas com sofrimento mental e na garantia de direitos fundamentais.

A ação contou com apresentações e show de talentos com os usuários, Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PIC’s) e, em seguida, o cortejo seguiu até o Centro de Atenção Psicossocial I, para encerrar as atividades do dia em prol da data comemorativa.

Luta Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial visa buscar os direitos das pessoas com sofrimento mental. A partir disso, essa combate às ideias que as pessoas com transtornos mentais devem ser isoladas e coagidas a tratamentos que ferem os direitos humanos. Todos os cidadãos têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além de receber cuidado e tratamento sem que, para isso, tenham que abrir mão de seu lugar como cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×