GeralItabirito

1º Seminário de Educação para o Trânsito acontece em Itabirito

A Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por meio da Prefeitura de Itabirito, promoveu, na manhã desta quinta-feira (19), o 1º Seminário de Educação para o Trânsito de Itabirito.

O objetivo do seminário, realizado na Câmara Municipal de Itabirito, dentro da campanha do Maio Amarelo, é orientar os motoristas quanto a importância da mediação restaurativa de trânsito e o cumprimento da legislação, chamando atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A solenidade contou com a presença do juiz Antônio Francisco Gonçalves, titular da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, da comarca de Itabirito; Lucas França de Oliveira, chefe de Gabinete da Prefeitura de Itabirito, representando o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania); o vereador Daniel Sudano (Cidadania), representando o presidente da Câmara Municipal de Itabirito, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB); o secretário de Segurança e Trânsito de Itabirito, Antônio de Pádua Pataro Dutra Júnior; a comandante da GCMI, Fernanda Brito; e o diretor municipal de trânsito, Christian Mendes.

Em sua fala, o diretor municipal de trânsito, Christian Mendes, falou sobre a preocupação da prefeitura, em relação à conscientização sobre o trânsito. “Isso mostra que o município tem uma preocupação em levar para a população, informações para conscientizar, aonde nós devemos reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito, uma das campanhas do Maio Amarelo”, destacou o diretor.

A comandante da GCMI, Fernanda Brito, “Agradeço aos irmãos de farda que não mediram esforços e estão aqui presentes conosco. Minha eterna gratidão. Não importa a cor da farda ou a corporação que você representa. O que importa é de que lado você está. Juntos, todos nós aprendemos que a força da união e colaboração mútua, são primordiais para alcançarmos nossos objetivos. […] Agradeço imensamente a minha tropa da Guarda Civil Municipal de Itabirito, pela confiança a mim depositada. Saibam que o meu objetivo é cumprir minhas obrigações com responsabilidade e fazer com que nossa instituição cresça cada vez mais. Isso só é possível graças ao apoio dos senhores. Em especial, agradeço o inspetor Samir, GCMs Irlaya e Vanda, que são os responsáveis pelo Centro Integrado de Segurança e Educação da Guarda Civil Municipal de Itabirito. Este trabalho engrandece nossa instituição e faz com que a população confie cada vez mais em nosso trabalho. No seminário desta manhã, iremos falar sobre o Maio Amarelo, tendo como principal objetivo conscientizar as pessoas a respeito do alto índice de acidentes no trânsito, fazendo com que todos nós reflitamos sobre nossas ações e responsabilidades no trânsito, para evitarmos acidentes e protegermos o que temos de mais precioso: a nossa vida”, enfatizou a comandante.

O secretário de Segurança e Trânsito de Itabirito, Antônio de Pádua Pataro Dutra Júnior também se pronunciou no plenário da Câmara Municipal de Itabirito. “Esse primeiro seminário que estamos fazendo é um marco na história da segurança pública e da segurança do trânsito de Itabirito. Mostra mais uma vez o empenho que a Secretaria de Segurança e Trânsito e a Prefeitura Municipal de Itabirito têm feito em prol da segurança, tanto pública, como viária, do patrimônio, em acordo com as demais forças de segurança. […] Cremos que os acidentes de trânsito são as causas que mais vitimam pessoas em nossa região. Temos duas BRs que percorrem o município: a BR-040 e a BR-356, além da MG 030, que corta a zona rural de Itabirito, próximo ao Marzagão, que liga até a cidade de Rio Acima e também a cidade de Ouro Preto, via Engenheiro Correia”, pontuou.

O vereador Daniel Sudano, representando o presidente da Câmara Municipal de Itabirito, Arnaldo Pereira dos Santos, também discursou no seminário. “É com grande satisfação que agradeço a Prefeitura Municipal de Itabirito por realizar esse primeiro seminário, que vai dar mais um enfoque a essa questão importante, não só representando o Maio Amarelo, mas durante todo o ano. Em Itabirito, temos quase 40 mil veículos, entre veículos automotores, caminhões, ônibus, motocicletas e a tendência é que esse número aumente, uma situação que não é uma problemática não só em nossa cidade, mas em todo o país, a questão da mobilidade urbana. Então, a frota vai aumentando e, consequentemente, o número de acidentes vem aumentando. Então, nesse seminário, o pessoal vem buscar algumas soluções práticas, tanto em relação ao pedestre, que também tem a ver com esse processo”, frisou.

O juiz Antônio Francisco Gonçalves também fez uso da palavra durante a solenidade. “O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, hoje aqui representado por este juiz, vem dar o apoio, porque nós entendemos a importância do trabalho preventivo, para evitar os conflitos e as dores no meio familiar. Damos apoio a iniciativa do Maio Amarelo, com o objetivo de diminuir as dores dos familiares e os conflitos perante o Poder Judiciário”, ressaltou.

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Itabirito, Lucas França de Oliveira, representando o prefeito Orlando Caldeira, falou sobre a segurança no trânsito. “Gostaria, primeiramente, de justificar a ausência do prefeito. Ele está em um evento externo e por isso não pode estar presente. Quero deixar apenas um recado e dizer que trânsito é cuidar da minha vida e da vida do próximo. Muitas vezes, temos que saber nossos limites e nossos deveres, seja dirigindo, de bicicleta, ou como pedestre. Nós precisamos saber nossos limites e os limites dos próximos”, afirmou.

O inspetor Samir Assis, da GCMI, fez a leitura do texto Juntos Salvamos Vidas, tema do Maio Amarelo deste ano. “Na cidade e no campo. Pelas ruas e avenidas. A pé, de carro ou bicicleta. Nas subidas e descidas. Lembre-se sempre que, no trânsito, juntos salvamos vidas. Nos momentos de lazer, naquela festa divertida, na companhia de amigos, com comidas e bebidas, priorize a segurança, na chegada e na partida. E lembre-se sempre que, no trânsito, juntos salvamos vidas. Nos dias calmos e de paz, e na agitação sentida. Nos deslocamentos fluídos e nas filas incontidas, lembre-se sempre que, no trânsito, juntos salvamos vidas. Não importa a situação que está sendo vivida. Não importa a distância que está sendo percorrida. Não importa a direção que está sendo seguida. Lembre-se sempre que, no trânsito, juntos salvamos vidas.”

O GCM Herivelton Magno dos Santos, superintendente de Trânsito e Transporte Público, da Guarda Municipal de Santa Luzia, leu o texto Velocidade. “O cantor Cristiano Araújo voltava de um show, na cidade de Itumbiara, no sul de Goiás, quando o veículo em que ele estava, uma Range Rover, saiu da pista e capotou. A namorada do sertanejo morreu no local. O cantor chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Morrinhos  e depois transferido de helicóptero até o Hospital de Urgências de Goiânia, mas não resistiu. Um relatório técnico da Land Rover, fabricante da Range Rover, apontava que o veículo estava a 170km/h no momento do acidente. A perícia feita no local indicou que o casal estava no banco traseiro do carro e não usava o cinto de segurança. Já o motorista e o passageiro da frente, estavam com cinto de segurança, sofreram apenas ferimentos leves. A perícia ainda afirmou que a Rodovia Transbrasiliana, a BR-153, na altura do quilômetro 613, onde aconteceu o acidente, é plana, estava em ótimo estado de conservação e bem sinalizada. Se o cantor e a namorada estivessem com cinto de segurança, provavelmente estariam vivos.”

As palestras foram ministradas pelo observador certificado do Maio Amarelo, Coronel Alexander, e pelo GCM Moreira, de Santa Luzia, destacaram as principais ocorrências do cotidiano em relação ao trânsito e falaram sobre a campanha do Maio Amarelo.

A partir das discussões promovidas no seminário, busca-se conscientizar os motoristas da cidade em relação as diversas questões envolvendo o trânsito, contribuindo para a redução de irregularidades, bem como de acidentes.

Acompanhe o 1º Seminário de Educação para o Trânsito:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×