GeralItabirito

Itabirito: moradores denunciam descarte irregular de materiais hospitalares em Ribeirão do Eixo

Moradores denunciaram, nesta sexta-feira (20), um descarte irregular de materiais hospitalares no distrito de Ribeirão do Eixo, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Os materais estavam queimados, o que despertou a hipótese de que os resíduos podem se tratar tanto de lixo hospitalar descartado irregularmente, quanto de produtos furtados.

Dentre os materiais identificados no quilômetro 588, da BR-040, foram encontrados cilíndros, itens de resgate, tesouras cirúrgicas, coletes, receitas médicas, seringas, agulhas, ampolas de vacinas, dentre outros objetos, instrumentos cirúrgicos e medicamentos, todos queimados, que foram localizados pela população do distrito.

De acordo com a denúncia, os materiais são da São Francisco Resgate, empresa que faz parte do Sistema Hapvida e atua com atendimento pré-hospitalar e resgate rodoviário, em Minas Gerais e em outros estados, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Residentes do Ribeirão do Eixo ficaram apreensivos, com a preocupação do risco de contaminação por meio dos objetos. O descarte incorreto, principalmente pela insalubridade agora existente no ambiente, pode comprometer a saúde dos moradores.

O Sou Notícia recebeu a informação de que a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabirito recolheu os materiais e que a Polícia Militar (PM) registrou um Boletim de Ocorrência (BO).

Segundo a RDC nº 306/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dentro das conformidades da resolução nº 358/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o gerenciamento de resíduos deve ser feito com um alto índice de atenção.

Caso alguém saiba de qualquer informação que possa ajudar no trabalho de investigação do suspeito pelo crime, é recomendado entrar em contato com a Vigilância Sanitária, pelo telefone (31) 3563-4033, ou indo até a Casa da Vigilância em Saúde, localizada na Alameda Wolmer de Abreu Matos, 99, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×