GeralItabirito

Reunião do SCBH discutirá sobre projeto de implantação do Pátio Ferroviário de São Gonçalo do Bação

A próxima reunião do Subcomitê da Bacia Hidrográfica (SCBH) do Rio Itabirito, marcada para a próxima quinta-feira (26), discutirá sobre o projeto de implantação do Pátio Ferroviário de São Gonçalo do Bação, em Itabirito, na região central de Minas Gerais.

A discussão será feita após, no dia 29 de abril, na qual os conselheiros do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito (Conpatri) optaram, por 7 favoráveis e 3 votos contra, pela aprovação da instalação do terminal de cargas no distrito de São Gonçalo do Bação. A decisão indignou a população do distrito e demais pessoas da cidade sede, tendo em vista que o terminal pode impactar negativamente o meio ambiente, além de comprometer a preservação cultural do distrito.

A situação está repercutindo entre a população do distrito, da cidade de Itabirito e também entre autoridades do Poder Legislativo federal, como a deputada Áurea Carolina que, nas redes sociais, criticou a votação. “O Conpatri de Itabirito ignorou os relatórios e aprovou a instalação de um terminal de minério em S. Gonçalo do Bação que foi vetado pelo mesmo Conselho em agosto! O empreendimento pode comprometer cachoeiras, a qualidade da água e a segurança da população! Estamos acompanhando”, disse a deputada.

A reunião do SCBH Rio Itabirito vai acontecer por meio de videoconferência, utilizando a plataforma Google Meet, com início às 9h00. Dentre as pautas, além da discussão sobre o projeto de implantação do Pátio Ferroviário de São Gonçalo do Bação, haverá a proposta de um projeto piloto de recarga artificial de aquífero no âmbito do Programa Pró-Mananciais, além de planejamento referente à prevenção e combate aos incêndios florestais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×