GeralItabirito

Itabirito: ação de combate à dengue e outras doenças é realizada na Escola Municipal Laura Queiroz

Durante o mês de abril, a Vigilância Ambiental, da Prefeitura de Itabirito, realizou ações de prevenção a doenças provocadas por arbovírus, como dengue, zika e chikungunya, além da febre maculosa, na Escola Municipal Laura Queiroz.

De acordo com a prefeitura, houve também uma ação de prevenção a doenças de veiculação hídrica, assim como uma divulgação de informações sobre animais sinantrópicos.

Já na última semana, foi realizada uma ação de combate à dengue no Complexo Turístico da Estação, com a distribuição de panfletos à população. No material, constam informações referentes aos meios de prevenção e proteção contra a doença. Ainda no mês maio, foram realizadas outras três ações de combate à dengue em pontos estratégicos do município, como Parque Ecológico, APAE e os bairros Santa Tereza e Padre Eustáquio.

Vereador solicitou ações de combate à dengue

O vereador Anderson Martins (MDB) vem discutindo sobre ações de combate à dengue há semanas. Nas últimas reuniões da Câmara Municipal de Itabirito, o vereador cobrou que medidas emergenciais fossem tomadas para combater a doença.

Anderson, inclusive, entrou com um Projeto de Lei (PL), solicitando que o combate à dengue seja constante, acompanhando o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), do Ministério da Saúde.

Casos registrados

Numa crescente da doença em todo território brasileiro, há vários casos confirmados de dengue em Itabirito, o que intensifica ainda mais o alerta para as precauções. De acordo com Thaís Ribeiro Guimarães, da Vigilância Ambiental de Itabirito, uma sequência de borrifação de inseticida contra a dengue está sendo realizada nas proximidades das residências dos casos confirmados.

“Relembrar à população que a dengue continua sendo um risco para todos é um dever da Vigilância Ambiental. Somente com a ajuda da população conseguiremos vencer o mosquito. A diminuição do registro de casos depende da colaboração de cada um, em uma luta que precisa ser contínua, diária”, afirmou a coordenadora técnica de Vigilância Ambiental, Thais Guimarães.

Segundo a Prefeitura de Itabirito, foram registrados 30 casos de dengue em Itabirito em 2022, confirmados por meio de exames clínicos. Entretanto, nas redes sociais há relatos de diversos outros casos espalhados pela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×