GeralOuro Preto

Ouro Preto: CineOP será realizada presencialmente, após dois anos em formato online

Após dois anos em formato online, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, o evento que trata cinema como patrimônio, volta ao formato presencial em sua 17ª edição, de 22 a 27 de junho e está consolidada no calendário e circuito de mostras e festivais do Brasil como único evento a enfocar o cinema como patrimônio, preservação, história em diálogo com a educação e reafirma seu propósito de ser um empreendimento audiovisual de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo

A programação é única e está imperdível. Reúne todas as manifestações da arte – cinema, artes visuais, literatura, dança, artes cênicas, patrimônio e promete movimentar a charmosa cidade histórica mineira. Está estruturada em três frentes temáticas – preservação, história e educação, cada uma com suas especificidades e com o propósito de colocar em destaque os Cinemas Indígenas, em homenagem, filmes, debates, rodas de conversas, oferecem um ambiente de reflexões urgente e intenso diante das transformações do mundo contemporâneo e globalizado. Mais do que nunca precisamos estar atentos e imbuídos do propósito de salvar as nossas imagens e reconhecer a sua importância como matéria-prima de cidadania.

Exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, debates, oficinas, sessões Cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas e, ainda, a realização do 17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XIV Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual ocupam o cenário da histórica Ouro Preto, na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções. Toda programação é oferecida gratuitamente para um público estimado em mais de 15 mil pessoas.

Em sua 17ª edição, a CINEOP reafirma o compromisso de promover ações que beneficiam diretamente as comunidades de Ouro Preto. Destacamos o programa Cine-expressão – A escola vai ao cinema que realiza sessões cine-escola, cine-debates e oficinas para atender a demanda de mais de 2.000 estudantes e educadores da rede pública de ensino e o CineOP nos bairros – uma ação descentralizada que leva para as comunidades uma programação para beneficiar públicos e bairros diversos. Este ano, o distrito escolhido é o Antônio Pereira, numa promoção do Instituto Cultural Vale.

A programação completa será divulgada em breve, no site www.cineop.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×