GeralItabirito

Empresa Jaguar Mining convoca população do Acuruí para seminário, após disparo acidental de sirene em barragem

Após um recente caso de disparo acidental de sirene na barragem Paciência, no dia 25 de maio, a empresa Jaguar Mining agora convoca a população do distrito de Acuruí, em Itabirito, para um seminário orientativo.

De acordo com a Jaguar, o objetivo do seminário é abordar o Plano de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem Paciência.

O seminário orientativo será realizado na próxima segunda-feira (06), às 18h, por meio de uma transmissão ao vivo no canal do YouTube da Jaguar Mining, pelo link: https://youtu.be/RfzpQJ643sg.

“A Barragem Paciência é monitorada 24h por dia e inspecionada regularmente. A Barragem encontra-se segura e com declaração de estabilidade em dia”, afirma a empresa Jaguar.

Os órgãos de defesa civil, representantes do poder público municipal, moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), moradores da área isolada e representantes da Associação Comunitária de Acuruí irão participar, de forma presencial, na Unidade Paciência da Jaguar Mining.

Relembre o caso

Na noite do dia 25 de maio, uma sirene da barragem Paciência, da empresa Jaguar Mining, localizada no distrito de Acuruí, em Itabirito, foi acionada indevidamente, o que assustou a população da comunidade.

A empresa Jaguar emitiu uma nota, relatando que estava trabalhando nas medidas de acionamento do PAEBM e que ocorreu um disparo acidental da sirene. Geralmente, quando se faz simulados, a empresa tem por obrigatoriedade comunicar a população a participar da ação e a empresa da ciência sobre horários em que a sirene irá soar. Nesse caso foi um disparo acidental.

Na nota, emitida após cobrança do vereador Anderson Martins (MDB), a Jaguar pediu desculpas à população do Acuruí, afirmando que a sirene foi acionada de forma acidental e que a empresa estava fazendo contatos para dar o devido esclarecimento e tranquilidade aos moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×