GeralItabirito

Votação para escolha do nome do peixe símbolo da bacia do Rio das Velhas vai até o dia 17 de junho

A votação para escolha do nome do peixe Dourado, símbolo da bacia hidrográfica do Rio das Velhas, vai até o dia 17 de junho. Além de Itabirito, a região do Alto Rio das Velhas compreende as cidades de Belo Horizonte, Nova lima, Raposos, Rio Acima, Caeté, Contagem, Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

Para votar e escolher o nome do Dourado, basta acessar o formulário disponibilizado pelo CBH. As opções de nomes são: Pirajú (peixe amarelo/dourado em tupi); Valente (adjetivo e substantivo: intrépido, corajoso); Aurélio (de: aurum em latim, “dourado” ou “filho do ouro”); Kûara (sol em tupi); e Dodô (diminutivo de Dourado).

De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o peixe Dourado é uma espécie nativa, indicadora de boa qualidade da água e reconhecida pela população como peixe nobre, lutador e bravio.

O Dourado já faz parte da logomarca da CBH Rio das Velhas desde 2020 e, neste ano, segundo o comitê, ganhará ainda mais protagonismo, com a ideia de que o símbolo se torne um personagem e mascote da Bacia Hidrográfica, cujo nome deverá ser escolhido por meio de votação popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×