GeralItabirito

Crianças e adolescentes de Itabirito podem se inscrever nas oficinas gratuitas de programação e robótica

As inscrições estão abertas para o Galera Mão na Massa, projeto da Vale em parceria com a empresa EcoCreator que oferece a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos cursos livres nas áreas de programação, robótica, modelagem 3D e Internet das Coisas.

Os interessados podem se inscrever no site www.galeramaonamassa.com.br ou presencialmente, na Associação Comunitária Unidos do Marzagão (Fazenda do Marzagão, nº 36).

O objetivo do projeto é transformar os jovens em protagonistas da evolução social, econômica e humana de Itabirito.  Serão 21 oficinas sobre sete temáticas diferentes, oferecidas a partir de 13 de junho. A carga horária de cada oficina vai variar entre 8 e 32 horas e os grupos serão divididos em faixas etárias, totalizando 420 vagas.

Durante as atividades, os jovens irão aprender, por exemplo, a modelar e imprimir em 3D, a criar aplicativos que solucionam problemas cotidianos, robôs divertidos que interagem com o ambiente através de sensores e óculos de realidade virtual sustentáveis. Por meio de uma metodologia que tem como base a experiência, as oficinas usarão a tecnologia para tratar temas como empoderamento social; empreendedorismo, ciência e tecnologia; e sustentabilidade e regeneração.

“Acreditamos que jovens conscientes e comprometidos com seu entorno são aqueles com maior poder de transformação. Por isso, propomos uma educação que desenvolva as habilidades necessárias para isso”, explica o Analista de Responsabilidade Social da Vale, Felipe de Faria.

Conheça as oficinas do Trilhas do Saber: Galera Mão na Massa

Oficina de Programação
Nessa oficina de prototipação de aplicativos, vamos convidar a galera a criar aplicativos que solucionam problemas do cotidiano.

  • Carga horária: 32 horas
  • Início: 1º de julho

Oficina de Experiência Maker
É impossível não sair mais criativo desta oficina! Através de uma série de desafios instigantes, vamos experimentar na prática os princípios da cultura maker, criando um ambiente de cocriação, empoderamento, autoconfiança, empatia e muita criatividade.

  • Carga horária: 8 horas
  • Início: 15 de junho

Oficina de Realidade Virtual
Realidade aumentada e realidade virtual mais acessíveis do que nunca. Vamos construir juntos óculos de realidade virtual sustentáveis. O participante vai levar pra casa um universo mágico para usufruir.

  • Carga horária: 8 horas
  • Início: 13 de junho

Oficina de Robótica básica
Utilizando materiais do cotidiano, vamos ensinar os primeiros passos de robótica e programação, criando robôs divertidos que interagem com o ambiente através de diversos sensores.

  • Carga horária: 32 horas
  • Início: 21 de junho

Oficina de Internet das Coisas
A internet das coisas já está mais acessível do que você imagina, e é mais fácil do que você pensa. Vamos experimentar na prática como a tecnologia pode facilitar a sua rotina diária, usando dispositivos inteligentes.

  • Carga horária: 8 horas
  • Inícios: 15 de junho

Oficina de Modelagem 3D
Vamos desbravar essa tecnologia exponencial que já está invadindo a indústria. Você vai aprender a dar vida às suas ideias através da modelagem e da impressão 3D. E ainda vai levar para casa uma impressão feita por você.

  • Carga horária: 8 horas
  • Início: 13 de junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×