GeralItabirito

Itabirito: Seminário Orientativo aborda segurança em caso de emergência com barragem no Acuruí

A empresa Jaguar Mining, responsável pela barragem Paciência, no distrito de Acuruí, em Itabirito, realizou um Seminário Orientativo, na noite dessa segunda-feira (06), para apresentar à população local, demais presentes e ao público da transmissão ao vivo no YouTube, o Plano de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da barragem.

O evento foi realizado para que a comunidade pudesse entender a importância do fortalecimento da segurança em caso de emergência com a barragem Paciência, como: identificação de placas, funcionamento dos sistemas de alerta e alarme, o mapa de inundação, formas seguras de evacuação e demais itens do PAEBM.

Durante o seminário, foi discutido sobre a mancha de inundação e a mancha sonora, além de uma apresentação das rotas de fuga e pontos de encontro.

“O seminário foi muito relevante para orientar os moradores de Acuruí. Ainda que a barragem não esteja em nenhum nível de emergência, a legislação determina que o empreendedor tome todas as medidas de segurança”, destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal, Felipe Delabrida.

O seminário contou com a presença do prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), o coordenador da Defesa Civil Municipal, Felipe Delabrida, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fred Leite, o presidente da Associação de Moradores do Acuruí, Rodolfo Leite, também na condição de síndico do Condomínio Lago do Acuruí, autoridades municipais, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, da Polícia Militar, da comunidade de Acuruí, dentre outros convidados.

“Esse tipo de seminário é muito importante a fim de tirar dúvidas a respeito da estabilidade da barragem que, no momento, encontra-se segura, no estágio zero na classificação de risco. Mesmo neste estágio de segurança é importante deixar a população da região orientada e preparada em caso de incidentes. Foi uma noite muito proveitosa, na qual conseguimos obter informações de relevância”, destaca o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira.

O seminário orientativo tem caráter preventivo e está previsto na legislação de segurança de barragens, mais especificamente na Resolução nº 95/2022, da Agência Nacional de Mineração – ANM, no Decreto Estadual nº 48.078/2020 e na Instrução Técnica nº 01/2021, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC/MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×