GeralItabirito

1ª Festa Junina do Centro Inconfidentes de Equoterapia acontece neste domingo (19)

Será realizado neste domingo (19), às 10h, a 1ª Festa Junina do Centro Inconfidentes de Equoterapia, evento organizado pelo Centro Inconfidentes de Equoterapia (CIE), administrado pela Associação dos Deficientes de Itabirito (ADI).

A 1ª Festa Junina do Centro Inconfidentes de Equoterapia vai acontecer na sede do CIE, que está localizado na rua Antônia Augusta de Andrade, 2, bairro Álvaro Maia.

Desde maio de 2021, o Centro Inconfidentes de Equoterapia presta serviços para a Prefeitura Municipal de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, que investe recurso financeiro na ADI. O centro atende a população de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Convidamos a população para participar da 1ª Festa Junina da Equoterapia. Teremos venda de tropeiro, pastel de angu, batata frita, canjica, amendoim doce, suco, cerveja, água, refrigerante. Qualquer pessoa que quiser conhecer o projeto é bem-vinda”, informa a coordenadora técnica e administrativa da ADI, Ivana Pereira.

Além da venda de comidas e bebidas, com o objetivo de arrecadar fundos para o projeto, haverá ainda barraca de pescaria, barraca de argola e passeio de charrete, brincadeiras que terão um valor simbólico, para angariar recursos para a iniciativa.

Das 10h30 às 11h30, vai acontecer a encenação de uma cerimônia de casamento, na qual os protagonistas serão os praticantes da equoterapia, crianças com síndrome de down, autismo e paralisia cerebral.

Sobre as sessões de equoterapia, o tratamento acontece com o contato entre o animal e o ser humano, sendo uma boa indicação para os que sofrem de patologias como paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo pós-traumatismo craniano. A principal característica é o movimento tridimensional do cavalgar: o animal se move, ao mesmo tempo, para cima, para baixo, para as laterais, para frente e pra trás.

O tratamento é totalmente gratuito e, por esse motivo, o CIE precisa de doações, convênios e parcerias. Um modo encontrado para angariar fundos para a instituição são os eventos. Combinando o frio registrado em Itabirito nos últimos dias e a época de festas julinas, será promovido, amanhã, a 1ª Festa Junina do Centro Inconfidentes de Equoterapia. Será uma festa com comidas típicas e muita dança. Os praticantes da equoterapia e os cavalos serão as grandes atrações da festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×