GeralItabirito

Votação popular define nome do novo personagem da bacia do Rio das Velhas

Você sabia que o Dourado (Salminus franciscanus) é o símbolo da bacia hidrográfica do Rio das Velhas? A espécie nativa é indicadora de boa qualidade da água e reconhecida pela população como peixe nobre, lutador e bravio.

Agora, o Dourado ganhou ainda mais destaque. Uma votação popular na internet, com mais de 200 votos, batizou o novo personagem da bacia hidrográfica. Com 25%, Pirajú venceu a disputa e, agora, dá nome ao mascote do Rio das Velhas.

Palavra de origem tupi, Pirajú significa peixe amarelo/dourado, em referência à coloração característica do animal. Em segundo lugar ficou Kûara (23%), seguido por Dodô (19%), Valente (18%) e Aurélio (13%).

Os nomes foram selecionados a partir de sugestões da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) e equipe de Comunicação Social do CBH Rio das Velhas. A votação popular ficou aberta por um mês na internet e contou com participações de pessoas todos os cantos da bacia e do estado de Minas Gerais.

Uma vez batizado, o Pirajú será agora o grande guia para ações de educação ambiental e mobilização social na bacia hidrográfica do Rio das Velhas, com a missão de apresentar os principais problemas, fatores de pressão e belezas naturais que este território abriga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×