GeralItabirito

Programa Itabirito Urgente discute sobre a UPA e obras; prefeito Orlando foi entrevistado

O Itabirito Urgente desta sexta-feira (24) promoveu a discussão de diversos assuntos. O programa do Sou Notícia, apresentado pelo vereador Anderson Martins (MDB), destacou a situação da UPA de Itabirito, obras de recapeamento na Avenida dos Inconfidentes, na entrada do bairro São José, possível intervenção no trecho próximo ao bar Rainha da Sucata, no São José, e uma entrevista com o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania) e com o secretário de Obras e Serviços, Geraldo Torres.

UPA

O programa trouxe a informação de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito está passando por reforma. Três profissionais, Liliane, Carina e Vanessa, estão realizando a pintura da unidade de saúde. “A UPA está sendo pintada. Eu não sei se vocês lembram das reclamações que eram feitas, de que a UPA estava mofada; que estava caindo pedaços na cabeça das pessoas. O que me chamou a atenção foram as mulheres que estavam prestando esse serviço para a prefeitura. A UPA está sendo toda pintada, por dentro e por fora”, destacou Anderson Martins, apresentador do programa.

Além disso, o apresentador do programa, Anderson Martins, enfatizou um dado sobre o atendimento na UPA: houve um registro total de 8590 atendimentos de pacientes neste mês de junho, do dia 01 ao dia 23. Em sua fala, o vereador pediu que os médicos de Itabirito tenham um salário digno. “Agora imagina. O atendimento tem que ter qualidade. A gente cobra dos médicos, mas quem tem que rever e pagar bem para os médicos é a prefeitura. A informação que eu tenho é de que Ouro Preto e Mariana paga muito mais. Aí não adianta cobrar dos médicos”, afirmou.

Recapeamento e rotatória

O vereador foi às ruas para saber a opinião da população sobre as obras de recapeamento e de uma rotatória na Avenida dos Inconfidentes, na entrada do bairro São José, numa contraproposta da Prefeitura de Itabirito à mineradora Vale.

“Eu gostei demais da abertura da rotatória. Vai melhorar muito, por que não vai ficar precisando esperar pra subir pra Avenida dos Inconfidentes, já pode cair direto pro São José. E por sinal está muito movimentada, vai melhorar. Já sobre o asfalto novo, eu acho que tem muito lugar ainda pra fazer, mas ficou bom o asfalto novo”, disse o empresário Márcio, em entrevista ao Itabirito Urgente.

“É uma melhoria muito importante pra cidade, porque o asfalto novo é uma grande conquista. Com essa rotatória vai melhorar muito o trânsito. Minha avaliação é muito positiva, porque tinha muito acidente aqui”, pontuou o empresário João.

Já o mecânico Diego discorda sobre a necessidade das obras. “Pra mim, ficou muito ruim. Tinha muito lugar precisando. É um dinheiro que não está sendo bem investido na cidade. E não é só aqui. Todos os asfaltos que estão fazendo, estão muito ruins”, afirmou.

“Está ficando bom. Vai ser ótimo. Só estou com medo de abalar a estrutura da minha casa”, disse a dona de casa Vilma.

Rainha da Sucata

“Eu estou em um dos pontos principais que trazem preocupação pro poder público. Pessoas ficaram desabrigadas. Eu, como repórter, jornalista e parlamentar, já cobrei e entendo que o serviço público é muito burocrático, mas tem coisas que nós não podemos deixar para amanhã. Nós temos que fazer com agilidade, competência e comprometimento”, disse o vereador Anderson Martins, ao mostrar a situação do trecho localizado na Avenida Francisco José de Carvalho, ao final do bairro São José.

Anderson destacou pontos críticos na localidade e falou sobre uma possível intervenção no trecho.

Entrevista com prefeito de Itabirito e secretário de Obras

Ao final do programa, Anderson Martins entrevistou entrevista o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira e o secretário de Obras e Serviços, Geraldo Torres.

Na entrevista, assuntos relacionados as obras que estão sendo realizadas na cidade foram destacados. “Nós podemos considerar Itabirito com dois pontos de vertentes: norte e sul, sendo o norte o bairro Usina e o sul a área da UPA. Junto com o nosso secretário de obras, nós planejamos o início do recapeamento da cidade, em todas as vias que ligavam o norte ao sul, evidentemente os nossos portais de entrada. Então nós fizemos praticamente 100% a nossa Inconfidentes e estamos indo fazer a avenida nova, que é a Jose Farid, vamos reestruturar toda a parte de infraestrutura e o pavimento da Eurico Rodrigues. Já fizemos o recapeamento da rua atrás do hospital, que liga também o norte e o sul, de forma que a gente já ligou todas essas vias”, disse o prefeito.

“Tem rede de esgoto nossa que ainda é de manilha/cerâmica, algo muito antigo, de 50 anos atrás. Então, tem rede de água que é de ferro fundido e tem que trocar por uma rede de PVC. Isso tudo tem que ser pensado. É como quando estamos construindo uma casa. Não vai fazer o telhado primeiro pra depois fazer a parte de fundição”, afirmou Orlando.

O assunto de uma acusação caluniosa sobre a prefeitura ter desviado vacinas tempos atrás também foi trazido durante a entrevista. “Uma acusação infundada é ruim pra nossa cidade. Já passamos por tantos desgastes e ilusões, e estamos procurando fazer um trabalho sério, correto, positivo, colocando nossa cidade lá no alto, e muitas vezes as pessoas vêm pra denegrir, o que prejudica o município de Itabirito. Temos credibilidade, sim, com a Justiça, com a população e com as empresas que aqui vêm trabalhar, porque sabem que vão trabalhar sério”, destacou o prefeito.

O secretário de Obras e Serviços falou sobre as obras que estão sendo feitas em Itabirito. “As vezes eu escuto as pessoas falando que não estamos fazendo nada; que está devagar. Mas não é tão simples como as pessoas pensam. Por exemplo, depois do fato ocorrido (enchente de janeiro de 2022), nós tivemos que fazer um estudo da situação e entender o que deveríamos fazer em cada caso. Tivemos que contratar uma empresa de projetos porque não tinha. Ninguém imaginava que isso fosse acontecer”, afirmou Geraldo Torres.

“Hoje nós temos mais de 30 pontos que são prioridade; que afetam diretamente a população. Mas aí nós impactamos em outro problema, que é a questão orçamentária. A Secretaria de Obras não tinha nada previsto de orçamento para este ano, apesar do município ter recurso, o que as pessoas confundem. O município tem recursos, mas a Secretaria de Obras não tem orçamento. Então, é uma coisa que vai ser aprovada”, disse o secretário de Obras e Serviços.

Veja o programa Itabirito Urgente desta sexta-feira (24).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×