GeralItabirito

Usina Esperança Futebol Clube de Itabirito completa 90 anos

O Usina Esperança Futebol Clube, criado no dia 24 de junho de 1932, completou 90 anos na última sexta-feira (24) e neste domingo (26) foi realizada uma comemoração no Estádio. O time de futebol amador se desenvolveu com a história de Itabirito.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), falou sobre a emoção de participar da comemoração. “A emoção, não tenho dúvidas, é grande demais. 90 anos do Esperança. É uma história da nossa cidade. É o nosso passado glorioso do futebol com o Esperança, com o União. Juntos nós fizemos com que Itabirito sempre fosse uma referência no futebol e daqui saíram grandes atletas, tanto é que nosso grande e saudoso Telê, como outros grandes atletas que aqui saíram, Nilson, Silvestre, Andorinha, e que foram referências para muitas décadas do nosso futebol. E trazer o nosso time Itabirito Futebol Clube pra cá é resgatar essa história; é valorizar o itabiritense”, iniciou Orlando.

“Vamos trazer tudo aquilo de bom que nós tínhamos aqui em Itabirito e que realmente aglutina as famílias e traz esperança para que a gente possa ter um futuro melhor, tirando os meninos de um lugar em que eles não podem ir. O esporte faz isso. É muito gratificante. Nós temos muito o que aprender com essa turma que fez o passado do nosso futebol”, completou.

Orlando também comentou sobre o Itabirito Futebol Clube, novo time de futebol da cidade que vai estrear no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, a conhecida “Terceirona” ou série C do Campeonato Mineiro. “Agora, com o Itabirito Futebol Clube, vai transcender muita coisa, porque a gente já entra na série C do Campeonato Mineiro. Se ganharmos esse ano, no ano que vem é série B. E se ganharmos a série B, vamos sonhar com a série A. É isso que nós queremos. Fortalecer, trazer nossos meninos da base, plantar raízes para que esses meninos possam fazer parte do nosso time”, destacou o prefeito.

“Eu fico muito grato, agradecendo a Deus, por essa caminhada do Usina Esperança e hoje o Poder Público ajuda o Itabirito a crescer. Itabirito precisa disso. Nós não podemos perder essa oportunidade de hoje construir uma nova história; traçar novos caminhos. O Usina Esperança está a seu dispor, Orlando, para que esse projeto seu, da sua administração, se concretize. E seu Deus quiser, nos 100 anos, nós estaremos aqui”, disse Lucinho, presidente do conselho do Usina Esperança.

 

O secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow, também falou sobre a data. “Itabirito tem uma cultura muito forte do futebol. O prefeito e o Lucinho falaram dos grandes atletas, mas eu posso falar do futebol amador no município; dos bons jogadores que temos aqui e de pessoas que trabalham no futebol amador. Tivemos pouco tempo pra mostrar o que de fato, na prática, a gente pensa e quer desenvolver pro futebol amador. Quando chegamos em 2019, a gente quis mostrar algo, quando organizamos a final e eu posso dizer que foi uma final muito diferenciada em relação a outras que já aconteceram. A proximidade que a gente criou com a Liga Desportiva Municipal, que hoje é a entidade que também faz a gestão do futebol amador na cidade”, destacou Raphael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×