GeralItabirito

Guarda Civil Municipal de Itabirito salva mais um bebê engasgado

A Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI) salvou a vida de mais um bebê. Dessa vez, um casal entrou com o veículo no pátio da central da GCMI, na noite de terça-feira (28), buzinando e pedindo ajuda, pois seu filho ainda de colo estava engasgando. As informações são do Portal Antenados.

A GCMI pegou a criança e iniciou a manobra de desobstrução e, em seguida, a mãe entrou na viatura da guarnição da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU ),que deslocou, em caráter de urgência, até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito, onde a equipe médica já aguardava para o atendimento. A criança apresenta melhora no quadro de saúde.

Há um mês, no dia 26 de maio, a GCMI salvou a vida de outro bebê, um menino de 1 ano e 4 meses. Na ocasião, o bebê, de nome Emanuel, foi levado por familiares até a sede da instituição, para que os civis pudessem socorrer a criança.

Um inspetor da Guarda pegou a criança no colo e realizou a manobra de Heimlich, uma técnica usada para construção de vias respiratórias, método recomendado para esse tipo de ocorrência. Segundo o inspetor, a criança estava com o corpo mole e com dificuldade para respirar.

A GCMI conseguiu reanimar Emanuel e o encaminhou para a UPA. A criança foi medicada e precisou ficar em observação.

Como salvar um bebê engasgado

É possível que pais ou responsáveis consigam salvar a vida de um bebê em casa. Para isso, basta realizar a manobra de heimlich, um método que ajuda a retirar o objeto que está causando o engasgamento.Para fazer essa manobra deve-se:

  1. Deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente;
  2. Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas;
  3. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos, e fazer respiração boca a boca enquanto espera pelo socorro.

Mesmo que com estas manobras tenha conseguido desengasgar o bebê, é recomendado que os adultos estejam atentos a ele, sempre observando-o. Em caso de alguma dúvida, leve-o com urgência a uma unidade hospitalar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×