GeralItabirito

Prefeitura de Itabirito realizará desapropriação de imóveis no bairro Pedra Azul

Visando à segurança, ao bem-estar e à qualidade de vida da população local, a Prefeitura de Itabirito realizará a desapropriação de sete imóveis localizados na Rua Guajajaras, no bairro Pedra Azul. O terreno onde estão localizadas as propriedades apresentou instabilidade após as fortes chuvas que atingiram o município em janeiro deste ano e, segundo laudos técnicos, oferece graves riscos aos moradores.

A equipe técnica da Defesa Civil Municipal identificou os riscos, interditou o local e notificou as famílias a saírem dos imóveis a fim de garantir a segurança de idosos, crianças e adultos que residiam no local. Após estudos técnicos detalhados, a Prefeitura optou pela desapropriação dos imóveis, dando condições às famílias de buscar um local seguro para morar por meio da indenização a ser paga aos afetados.

Novas possibilidades de moradia

Diante da notificação da Defesa Civil, a Prefeitura buscou soluções para amenizar os impactos financeiros às famílias afetadas. Inicialmente, após a ação da Defesa Civil, adotou-se o pagamento de aluguel às famílias. A ação será estendida por mais três meses, a partir do dia 1º de julho.

A atuação da Prefeitura garantirá às famílias mais tempo para procura de um novo imóvel diante do processo legal de desapropriação, que será iniciado na próxima segunda-feira, dia 4 de julho, com o andamento das avaliações dos imóveis afetados.

“Anunciar a desapropriação aos moradores não é tarefa fácil. Não existe no local apenas um imóvel. É uma propriedade que carrega todo um DNA, uma história de construção, de conquistas. É preciso respeitar essa história. Mas seria um erro da administração insistir em deixar essas famílias viverem nesse local. O risco aos moradores é iminente e cada vida é importante. A desapropriação, que é o melhor caminho, será realizada de modo responsável, sem prejuízos aos moradores dos imóveis”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×