GeralItabirito

Prefeitura de Itabirito recebe diagnóstico vocacional participativo

A Prefeitura de Itabirito recebeu na última sexta-feira, dia 22 de julho, a equipe da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, por meio do projeto InovaJuntos, que apresentou resultados do diagnóstico vocacional participativo realizado no município de 18 a 22 de junho. Por meio do diagnóstico foram identificadas as potencialidades e os desafios de Itabirito por meio de entrevistas qualificadas com representantes dos setores público, de ensino, da sociedade civil organizada e do setor privado.

A equipe se reuniu com secretários municipais, representantes das entidades integradas, dirigentes do setor de ensino e representantes do setor privado para avaliar o município sob a ótica do setor produtivo e da sociedade civil.

Durante as visitas técnicas a equipe identificou as boas práticas relacionadas às diversas áreas da gestão municipal. Os resultados foram apresentados durante a oficina de validação realizada no Gabinete e contou com a presença do prefeito Orlando Caldeira, secretários e representantes da sociedade civil.

“O InovaJuntos nos proporciona uma troca de experiências com outros municípios, além de apoio com seminários técnicos e consultorias da CNM, o que nos oportuniza novos horizontes de aplicabilidade dos recursos públicos e na prestação de serviços de qualidade”, destacou a secretária de Planejamento Débora Aguiar.

Itabirito em destaque

O município de Itabirito se candidatou ao projeto neste ano. Ao responder os questionamentos elencados pelo edital do projeto InovaJuntos para obtenção de benefícios voltados ao aprimoramento da gestão pública, Itabirito se classificou em 1° lugar geral ao atender e comprovar os 70 critérios estipulados pelo projeto, ficando à frente de mais de 64 municípios que também se candidataram e à frente de grandes cidades como Contagem, Minas Gerais, e até mesmo de capitais brasileiras como Belém, no Pará.

Ao atender aos critérios, o município comprovou sua capacidade de inclusão, com cerca de 2.401 mulheres à frente dos serviços públicos municipais – 71% do quadro funcional, e de possuir um saneamento básico com 100% de água tratada, dentre outras práticas de boa governança.

Os detalhes revelados pela comprovação de critérios e pelo diagnóstico vocacional participativo revelaram, ainda, que Itabirito está acima da média dos municípios de Minas e do Brasil na aplicação responsável dos recursos arrecadados.

Próximo passo

Para apresentar os resultados de gestão, Itabirito participará do encontro de municípios classificados pelo InovaJuntos que ocorrerá em Portugal no mês de novembro. Este encontro será financiado pela União Européia em parceira com a CNM – Confederação Nacional dos Municípios.

Representantes do Executivo terão a oportunidade de trocar experiências com municípios brasileiros e portugueses e aprimorar as práticas de gestão aplicadas no município, beneficiando a população nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento econômico, saúde, segurança, assistência social, dentre outras.

Projeto InovaJuntos

O InovaJuntos é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra em Portugal, conta com o financiamento da União Europeia e tem como objetivo promover a inovação nas políticas públicas municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×