GeralItabirito

Vereador fala sobre suposto assédio contra estudantes; Presidente da Câmara comenta sobre emissão de RG

Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito, realizada na noite dessa segunda-feira (08), o vereador Daniel Sudano (Cidadania), alertou para um suposto caso de assédio cometido contra estudantes da Escola Estadual Intendente Câmara e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Itabirito.

De acordo com o vereador, os casos de assédio têm acontecido no horário de saída das instituições de ensino. “Eu recebi um caso que já levei para a Secretaria de Segurança e Trânsito. Recebemos algumas informações de que, principalmente na saída dos alunos do IFMG e do Intendente Câmara, na região do bairro Santa Efigênia, tem algumas meninas que estão sendo, literalmente, assediadas. Parece que tem um veículo que está passando lá na hora de saída, sabe até o horário de saída ali das escolas, por volta de 12h30 a 13h, ele fica circulando entre as entradas do bairro São José e Santa Efigênia, parando o veículo e mexendo com as meninas”, disse Daniel Sudano.

O vereador reforçou que, com auxílio das câmeras de monitoramento do sistema Olho Vivo, talvez seja possível identificar quem está por trás das supostas práticas de assédios. “Já recebemos quatro ou cinco reclamações, algumas famílias nos ligando. Pelo horário, deve ser a mesma pessoa ou o mesmo carro que fica fazendo esse tipo de gracinha com as meninas. Então, para ficarmos atentos, e aproveitar a instalação de câmeras de segurança, o Olho Vivo, que está observando as pessoas”, reforçou.

Emissão de RG

Fazendo uso da palavra, o presidente da Câmara, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) comentou sobre a situação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) em Itabirito.

“Eu trago aqui uma informação sobre o CAC, preferencialmente sobre a confecção das identidades. É sabido por todos da dificuldade que enfrentamos em janeiro com as chuvas. Perdemos tudo. Nós optamos, e não seria diferente, pra uma nova casa, porque ali já havia ficado muito difícil. O processo foi se arrastando. O estado, num todo, desestruturou. Nós precisávamos capacitar, as pessoas não tinham curso. Foi isso que aconteceu há uns 60 dias. Já temos uma pessoa capacitada, da Câmara, para estar fazendo esse trabalho. Então, estamos nessa fase de organização”, afirmou o presidente da Câmara.

“Nós recebemos uma listagem de 380 pessoas que estavam cadastradas, no ano passado, para fazer a identidade. E agora, tão logo começamos a fazer a identidade, nós conseguimos, porque ainda é um processo muito novo, fazer nove identidades por dia, e possivelmente vamos passar para 10 ou 11 identidades por dia. Nós estamos com apenas um equipamento, fornecido pela Secretaria de Segurança. Tentamos ver se conseguíamos mais um: não tem. E agora vamos comprar mais um kit, para que possam trabalhar duas pessoas. Temos condições de fazer, a partir de 1º de setembro, no mínimo, 50 identidades por semana”, informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×