GeralOuro Preto

Ouro Preto realiza 3° Encontro de Governança Social

Cidadãos ouro-pretanos, conselheiros, estudantes entre outros interessados em políticas públicas têm um encontro marcado em Ouro Preto, pois a cidade sediará a terceira edição do “Encontro sobre Governança Social”. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em parceria com a pesquisadora Andreza Aruska do  Centro de Estudos Latino Americanos da Universidade de Oxford, e o Instituto dos Arquitetos do Brasil de Minas Gerais, o evento possui como tema central os “desafios na gestão de uma cidade patrimônio cultural”, e acontecerá nos dias 30 de Setembro e 01 de Outubro, no auditório do Anexo do Museu da Inconfidência, com a programação gratuita e aberta à população.

Segundo a idealizadora do encontro, Débora Queiroz, arquiteta especialista em Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Patrimônio, o evento tem como objetivo discutir com a sociedade os desafios da gestão pública contemporânea e sua relação com o patrimônio cultural. Além disso, o projeto é realizado com vistas a aproximar as esferas institucionais do cidadão, discutir experiências de sucesso, bem como refletir sobre os processos de participação social na atuação dos agentes públicos.

Em relação aos eixos do evento este ano a outra idealizadora do evento, Dr. Andreza Aruska, explica que ter um novo olhar para uma cidade que é visitada e conhecida principalmente como uma cidade turística, uma cidade colonial e mineradora não é fácil. Imaginar Ouro Preto por meio de suas variadas histórias, seus espaços formais e informais, e suas diversas atividades econômicas necessita um constante esforço e esse evento é uma resposta a esse desafio.

No âmbito da administração pública, a gestão de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade é uma questão intersetorial. Deste modo, a formulação das políticas públicas nessa temática demanda uma discussão multidisciplinar, questão a qual está no cerne da programação do 3° Encontro sobre Governança Social, que é resultado de um cuidadoso trabalho de curadoria.

Para participar, os interessados devem enviar nome completo e profissão/atividade para o e-mail governancaouropreto@gmail.com ou poderão se inscrever nos dias do evento, em caso de existência de vagas disponíveis, que inicialmente são de 90 (noventa).

Como resultado do 3° Encontro, espera-se a divulgação das melhores práticas, com objetivo de que essas possam ser replicadas, considerando, evidentemente, a realidade de cada de município. Além disso, o evento espera proporcionar a discussão das ações do poder público por meio da participação popular no Encontro.

Formulário de inscrição: http://bit.ly/governanca_social
Os certificados de participação serão enviados por e-mail.

 

Programação

30 de Setembro

15h30 – Credenciamento

16h30 – Abertura do evento

17h30 – Eixo 01: Diversificação econômica e os novos desafios das cidades brasileiras
Debatedores:
Dra. Andreza Aruska de Souza Santos (University of Oxford)
Inácio Arruda (Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará).

01 de Outubro

09h30 – Visita Técnica: Parque Tecnológico Ouro Preto – Inconf.tech

14h00 – Eixo 02: Patrimônio para todos? Desafios na democratização dos espaços públicos
Debatedores:
Cláudia Teresa Pereira Pires (Conselheira Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil)
Dr. Wescley Xavier (Professor da Universidade Federal de Viçosa)
Dra. Alice Viana (Professora da Universidade Federal de Ouro Preto)

15h30 – Eixo 03: Um novo olhar para a cidade: desafios de uma nova agenda urbana
Debatedores:
Marcela Nicolas (Coordenação Estadual do Br Cidades Minas Gerais)
Phd Olivia Maria de Paula Alves Bezerra (Professora da Universidade Federal de Ouro Preto)
Débora da Costa Queiroz (Arquiteta e Urbanista da Prefeitura de Ouro Preto e especialista em Patrimônio Cultural)

17h30 – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close