Geral

Empreendedores de Itabirito são selecionados para projeto de incubação

Quatorze empreendimentos de Itabirito receberão aporte financeiro e assessoria individual voltada para cada negócio a partir deste mês de setembro. A incubação das empresas faz parte da terceira etapa do projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social do município, desenvolvido pela Vale em parceria com a empresa Raízes.

A proposta é impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar mais emprego e renda para a população, por meio da formação e qualificação dos empreendedores locais. Além disso, a iniciativa busca ampliar a visão de independência da mineração, explorando outras potencialidades regionais, principalmente nas áreas de Cultura, Turismo e de Agroecologia. Em outra frente, o projeto atua com o fortalecimento da governança local, oferecendo apoio e mentoria a associações comunitárias e setoriais.

Nas etapas anteriores, que tiveram início em fevereiro de 2020, o projeto identificou os potenciais da cidade, com o apoio de stakeholders locais, e ofereceu formações específicas para cada área, com cursos de capacitação para fortalecimento institucional de organizações coletivas e comunitárias e desenvolvimento da economia de cultura, turismo e da agroecologia. Os integrantes dos 31 empreendimentos participantes tiveram acesso a conteúdos como gestão, empreendedorismo, desenvolvimento de projetos, comunicação digital, inovação e sustentabilidade. As 14 associações e organizações coletivas receberam formações sobre associativismo, gestão, legislação, planejamento e trabalho em redes.

Um dos participantes, Ítalo Satiro, proprietário do sítio Vista Alegre, conta que o projeto ajudou a repensar o seu negócio para agregar valor.

“Eu aproveitei ao máximo os mentores e professores, porque se a gente quer transformar o local em referência, a gente precisa estar rico de informação. Eles trouxeram ferramentas que direcionam para esse propósito. Eu fiz uma representação do que quero para o sítio, que é transformá-lo em um espaço dinâmico, onde tenha cursos, vivências, mutirões de aprendizado de plantio. Levar para mais pessoas esse elemento de qualidade, natural, sem agrotóxico”, relata.

Frederico Lima, membro da associação comunitária Quinta dos Inconfidentes, também recebeu apoio de mentores.

“O projeto de desenvolvimento veio para nos motivar, nos tornar mais fortes e buscar que as pessoas sejam mais participativas. Isso vem facilitando bastante o nosso trabalho. A participação nas aulas e consultorias do projeto me deu mais confiança para dar continuidade ao trabalho junto da comunidade”, diz.

Incubação
Em agosto deste ano, todos os participantes apresentaram um projeto utilizando as ferramentas aprendidas na formação. Foram selecionados 14 empreendimentos para participar de uma incubação de 10 meses, a partir de setembro. Os selecionados receberão até 15 mil reais para aplicar no negócio, além de assessorias de gestão, inovação e prototipagem de produtos.

O objetivo desta fase é que os empresários aprendam a melhorar o produto do ponto de vista de marketing e comunicação, possam atrair potenciais clientes para o mercado de Itabirito e entender como funcionam os negócios de sucesso no mesmo setor. O projeto prevê ainda a criação de parcerias comerciais e busca de espaços de comercialização permanentes e temporários, locais, regionais e nacionais, para promoção dos produtos. Haverá ainda a montagem de roteiros turísticos, divulgação com influencers e inserção em pacotes turísticos.

Um resultado especial do projeto foi a Rede Criativa de Itabirito, iniciada ao longo da etapa de formação e que segue como um Negócio Social Coletivo, agora também na etapa de incubação. A Rede integra todos os empreendedores e organizações participantes num processo de sinergia e visão de colaboração mútua para o surgimento de um novo “Cardápio de Experiências Criativas”, reforçando a visão da nova economia e da colaboração com propósito para a transformação social do território.

Sítio Vista Alegre – Ítalo Satiro
Visa produzir hortaliças e outros vegetais orgânicos e tem o objetivo de, futuramente, promover visitas guiadas que gerem experiências de conexão com a natureza e com o alimento plantado, além de aprendizados de técnicas agroecológicas.

Empório 77 – Carola Machado
Bistrô gourmet com proposta de comercialização de produtos locais e regionais, colaborando com a disseminação da cultura, o turismo e a identidade local.

Grupo Teatral Flor de Maio
Foco na produção de espetáculos, contação de histórias, teatro empresarial, oficinas e cursos nas áreas de arte e educação, principalmente na produção de uma arte política, crítica e que promova uma experiência íntima com o grupo.

Serginho Barbosa
É cantor, intérprete e compositor. Seu trabalho contempla a MPB, a salsa, o bolero, tango e ritmos carnavalescos. Com o processo de incubação, pretende lançar o espetáculo “Caminhos”, para levar ao público um brilho novo pós-pandemia e outros produtos associados.

Jardiredes – Jardineira Turística – Eustáquio de Araújo Barbosa
Empresa familiar do ramo de hotelaria e de um ônibus/jardineira. Pretende ampliar a atuação da jardineira e levar aos visitantes e moradores elementos da natureza local em atividades culturais e de educação ambiental.

Confeitaria e papéis reciclados – Élvia Lea de Paiva Niquini
Élvia é confeiteira e produtora de doces, bombons, bolos e pães especiais. Tudo servido em embalagens de papéis reciclados. Pretende adequar a infraestrutura da cozinha e agregar pesquisas sobre a manipulação dos alimentos e qualidade na escolha dos insumos para inovação do seu portfólio de produtos.

MinaBloco
O Coletivo MinaBloco tem a proposta de reunir e empoderar mulheres no cenário musical, cultural e social de Itabirito. Propõe o lançamento de um podcast quinzenal com temáticas femininas nos espaços artísticos, sociais e profissionais.

Gabriela Menezes Art
Artista plástica que desenvolve peças decorativas e utilitárias para uso culinário em cerâmica e madeira. Pretende adquirir equipamentos para melhorar a qualidade dos produtos e o atendimento da demanda, além da reestruturação do ateliê para receber oficinas.

A joão – João Paulo Oliveira de Sousa
Marca de moda agênero com a proposta de fortalecer o discurso sobre igualdade racial e equidade de gênero. Pretende adquirir equipamentos para produção das peças, equipamentos de fotografia para campanhas e criação de e-commerce, ampliando sua capacidade de produção e visibilidade.

Bonserá – Felipe Eduardo Lopes Cunha
Surgiu como bar cultural focado no costume de “estar juntos”. Na pandemia, se tornou uma produtora de eventos que pensa cultura e sociedade. Pretende trilhar um novo caminho sem espaço físico, com a realização de eventos e ações culturais de forma presencial, digital e híbrida

Associação Cultural – Coral Os Canarinhos de Itabirito
O coral forma crianças, adolescentes e jovens para a música, com experiências educacionais e artísticas. Atende gratuitamente 220 pessoas. O objetivo é melhorar o espaço físico e qualificar gestores, além de adquirir tecnologias para remodelagem da comunicação digital.

Tá Massa Empório Bistrô – Isis Luna Matos
O bistrô vai produzir e servir massas frescas com molhos prontos congelados e outros itens gourmet. Será montado em um container de 6 metros com cozinha exposta através de um vidro para que os clientes vejam a massa sendo produzida. Contará ainda com um palco de uso aberto para apresentações culturais.

Favo de Mel – Ana Paula Nonato
Atua na produção de mel e seus derivados, com comercialização de produtos gourmet à base de mel. O objetivo é iniciar a produção própria de mel orgânico e agroecológico, com investimentos em equipamentos e tecnologias para subprodutos gourmet e artesanais a base de mel.

Rede Criativa de itabirito
Negócio Social Coletivo que une empreendedores e iniciativas de cultura, turismo, gastronomia e agroecologia, capaz de impulsionar o desenvolvimento de uma nova economia na localidade por meio das riquezas locais, com inovação e protagonismo no território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×